Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensor público-geral acompanha entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao governador

Publicação:

Considerada a maior honraria concedida pelo Legislativo gaúcho, a homenagem foi proposta pelo deputado Frederico Antunes
Considerada a maior honraria concedida pelo Legislativo gaúcho, a homenagem foi proposta pelo deputado Frederico Antunes - Foto: Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS
Por Camila Schäfer - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral do estado, Antonio Flávio de Oliveira, acompanhou, na tarde de quarta-feira (23), a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha ao governador Eduardo Leite. Considerada a maior honraria concedida pelo Legislativo gaúcho, a homenagem foi proposta pelo deputado Frederico Antunes e entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira.

Segundo Antunes, desde criança Eduardo Leite mostrava as marcas comuns dos grandes estadistas, como empatia, disposição para o diálogo e gosto pelo conhecimento aplicado. Afirmando que o embate frontal é sempre um caminho doloroso e de pouco sucesso, o deputado elogiou a forma de governar do homenageado e a ideia de não confundir adversários com inimigos. “Mostrou ao Rio Grande do Sul e ao Brasil os resultados concretos do exercício sincero da convergência.”

Na mesma linha, Eduardo Leite disse que democracia é respeitar quem pensa diferente, que é preciso se colocar no lugar das outras pessoas. O governador também reforçou que a missão de quem está na vida pública é fazer os outros mais felizes e criar um ambiente político em que as pessoas se sintam à vontade e acolhidas. No entanto, apesar das realizações que obteve, Leite não se coloca como herói. “Nunca fui candidato a salvador da pátria. Nunca me apresentei nessa posição.”

Entre as autoridades presentes estiveram presidentes de Poderes, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e partidárias, empresários e representantes de entidades e associações.

Natural de Pelotas, Eduardo Leite tem 37 anos, é bacharel em Direito, estudou Políticas Públicas na Columbia University, em Nova York (EUA), e cursou mestrado em Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas. Prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016, Leite foi também secretário municipal, vereador e presidente da Câmara de Vereadores daquele município. 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul