Tradicionalismo e justiça: Audiência Crioula celebra adoção em Viamão
Publicação:
Viamão (RS) – No dia 16 de setembro, a defensora pública da Defensoria Pública Regional de Viamão, Paula Britto Granetto, participou de audiência pública repleta de simbolismo e tradicionalismo. Por proposição da juíza titular da 3ª Vara Criminal e Infância e Juventude da Comarca de Viamão, Carine Labres, a Audiência Crioula celebrou sentença favorável a um pedido de adoção. Com a Chama Crioula acesa e chimarrão preparado, a audiência gauchesca transcorreu durante toda a tarde no Fórum de Viamão, com apresentações de artistas e grupos de dança tradicionalistas.
Vestindo prenda, Paula usou da tradicional prosa gauchesca para declamar sua fala. “Carecia o piá de um novo ninho, de família, de abrigo e proteção. E a Janete, autora da ação, prometeu de pronto, dar carinho. Foi assim então, que o piazinho, do poder familiar destituído, e no abrigo tão só, quase esquecido, encontrou gestos nobres e tão ternos, um colo e braços maternos, que provaram-me, ser muito querido. Janete, Anita sem Garibaldi, mesmo assim uma chirúa valente, guapa, bem mais que muita gente. De um coração sem maldades, confiando em suas próprias verdades, com propósito digno e fiel, desempenhou com altivez o seu papel. Cumprindo uma sagrada missão, abrindo as porteiras do coração, pra receber no seu rancho, o Gabriel”, declamou.
O defensor público subdiretor da Defensoria Pública Regional de Viamão, Evandro Luís Pituco, ressaltou a importância e o ineditismo da ação. “Esta audiência foi uma marco na história da Defensoria Pública e, principalmente, de Viamão. O tema foi muito especial, pois destaca a importância da DPE/RS nos processos de adoção, aos quais a instituição busca garantir os direitos da família. É gratificante demonstrar para a população, durante a Semana Farroupilha, este trabalho árduo que ocorre todos os dias”, completou.
A defensora Paula também comentou sobre a participação e organização do evento, até então inédito no município de Viamão. “Tudo começou com o convite da juíza Carine, em que Defensoria e Ministério Público foram convidados para este projeto de realizar a primeira Audiência Crioula da cidade Viamão, localidade que é uma das mais importantes na história do Rio Grande do Sul. O poder público e a comunidade local abraçaram a ideia, pois é uma maneira de cultivar as tradições gaúchas. A participação da Defensoria Pública foi marcante”, encerrou.