Subdefensora Pública-Geral participa de ato alusivo ao Outubro Rosa no Piratini
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Cassandra Sibemberg Halpern, participou, na quinta-feira, 19, do lançamento da campanha Outubro Rosa 2017 Desfile das Vitoriosas promovida pelo Governo do Estado (RS), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O evento, “Atitude de quem se cuida”, teve as presenças de autoridades, agentes públicos e mulheres que superaram o câncer de mama.
Entoando o verso “a luta é de todos nós, nós estamos com vocês”, os jovens da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase) deram início ao ato destinado à divulgação da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, à conscientização sobre a realização do autoexame e à visibilidade para a luta da mulher em tratamento contra a doença.
“O evento reafirmou a necessidade de cada vez mais incentivarmos a prevenção do câncer de mama por meio da conscientização da mulher e da viabilização de condições de acesso às mulheres às redes pública e privada de saúde, especificamente devido ao diagnóstico precoce elevar a 90% a chance de cura”, comentou a Subdefensora Pública-Geral.
Conforme Cassandra Sibemberg Halpern, a Defensoria Pública está de portas abertas para acolher às mulheres em situação de combate do câncer de mama seja garantindo-lhe o direito à saúde, seja contribuindo nas relações familiares com ações de educação em direitos para melhor ajudar os parentes a apoiarem à mulher na superação da doença e na retomada de suas vidas.
Desfile das Vitoriosas e campanha
Durante a cerimônia ocorreu um desfile de mulheres que superaram a doença nos últimos anos e que fizeram parte da campanha que gerou o Calendário das Vitoriosas, edição 2016. Além disso, também aconteceu a divulgação de campanha institucional do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (RS), liderado pelo 8º BBM de Cachoeirinha, com foco na minoração dos abandonos dos companheiros de mulheres diagnosticas com câncer, atualmente em cerca de 40%.
Dados
Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde do RS, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e no Brasil. Em 2016, foram registrados cerca de 58 mil novos casos no país, e, somente no RS, foram diagnosticadas 5.210 novas incidências em mulheres a cada 100 mil habitantes. A doença pode ocorrer em homens, porém é rara (apenas 1% do total de novos casos).
Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social