Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setembro Amarelo: prédio-sede da DPE/RS é iluminado em apoio à prevenção do suicídio

Publicação:

Prédio-sede da DPE/RS é iluminado em apoio à prevenção do suicídio
Prédio-sede da DPE/RS é iluminado em apoio à prevenção do suicídio - Foto: Leonardo Martins - Ascom DPE/RS
Por Leonardo Martins - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Entre os dias 22 e 30 de setembro, o prédio-sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) ficará iluminado na cor amarela, em alusão ao mês de conscientização e prevenção do suicídio. A DPE/RS atua na área da saúde mental buscando assegurar e humanizar o acesso ao tratamento para aqueles que necessitam deste tipo de atendimento específico. Pessoas que necessitam de ajuda podem procurar atendimento no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), situado na rua Siqueira Campos, 731, bairro Centro Histórico. Já nos municípios da região metropolitana e do interior o atendimento é realizado na Defensoria Pública da localidade. Para conferir as unidades, clique aqui.

Além disso, a DPE/RS oferece para consulta a “Cartilha do Setembro Amarelo”, que reúne informações sobre o que é suicídio, como prevenir, fatores de risco, mitos e verdades, entre outros conhecimentos. Para acessá-la, clique aqui.

Setembro Amarelo

Iniciado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o movimento Setembro Amarelo busca conscientizar e alertar a população sobre a prevenção do suicídio. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com o maior número de suicídios por ano. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país do mundo em números de suicídio, com cerca de 12 mil casos por ano, sendo 96,8% relacionados a transtornos mentais, como a depressão e a bipolaridade. Ainda de acordo com a OMS, estes números evidenciam a importância da causa na sociedade brasileira.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul