Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Reunião no Demhab discute desocupações de famílias em vilas da capital

Publicação:

20130507110617incendred.jpg
Em janeiro, Defensores Públicos Juliano Viali dos Santos e Marcelo Dadalt vistoriaram a área do incêndio na Liberdade - Foto: Foto: Caroline Tatsch - ASCOM/DPERS

Porto Alegre (RS) - A Defensora Pública Adriana Schefer do Nascimento, Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudeam), reuniu-se com o Diretor Geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Everton Braz, na sexta-feira (3). A reunião ocorreu na sede do Demhab e teve como pauta a desocupação de famílias em sete vilas da Capital, devido aos projetos de urbanização para a Copa do Mundo de 2014. Entre os temas tratados estavam o caso da Vila Liberdade, que sofreu um incêndio recentemente, e o projeto de construção de novas moradias para todas as famílias atingidas.

 Na reunião, também foi abordado o caso da Vila Bom Jesus, que está inserida em um grande projeto de reurbanização que envolve 24 mil pessoas. Segundo a Defensora, o diálogo entre a Instituição e o órgão é fundamental. “A aproximação do Nudeam com os órgãos públicos torna a atuação da Defensoria Pública mais eficaz, proporcionando resolução efetiva dos conflitos, o que ajuda a prevenir o ajuizamento de demandas judiciais”, afirma Adriana. “O Demhab é responsável por todos os casos de habitações irregulares em Porto Alegre, o que torna essencial o estabelecimento de um diálogo.”

 A Defensora ainda informa que será agendada uma reunião no escritório do Demhab na Vila Tronco, com moradores e representantes do departamento, para tratar sobre a situação das famílias. O Demhab estima que haja em Porto Alegre um déficit de 38 mil unidades habitacionais.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul