Parceria da DPE/RS com SEG Cursos Técnicos forma a primeira turma de mulheres do Projeto Recomeçar
Publicação:

Porto Alegre (RS) – O Projeto Recomeçar, parceria da Defensoria Pública do RS com a SEG Cursos Técnicos, formou suas primeiras alunas no final de setembro. A iniciativa, que busca atender mulheres vítimas de violência, foi desenvolvida pelo Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/RS e teve o termo de cooperação assinado em maio deste ano.
As duas alunas, que eram acolhidas da Casa de Abrigamento Viva Maria, puderam concluir o ensino médio pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, então, iniciarem os estudos em um dos cursos técnicos da instituição de ensino.
Atualmente, oito mulheres são beneficiadas pela projeto e cursam técnicos em enfermagem, em administração e em informática – a previsão de formatura delas é em dois anos, quando poderão iniciar a atuar nas suas novas profissões.
O SEG tem cursos em diversas áreas, como enfermagem, radiologia, segurança do trabalho, informática, entre outras, contando com 14 unidades no RS.
O Projeto Recomeçar foi criado para proporcionar às vítimas de violência uma nova oportunidade de retomarem sua autonomia econômica e social a partir da oferta de bolsas de estudo integrais. A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul e busca criar condições para facilitar a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para o resgate da autoestima.