Núcleo de Defesa da Saúde firma convênio com Conselho Regional de Farmácia
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Para acertar detalhes acerca do convênio a ser firmado entre a Defensoria Pública do Estado (DPE) com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), o Núcleo de Defesa da Saúde (Nuds) realizou reunião na tarde da quarta-feira (23), na sede da Instituição. A parceria será firmada para viabilizar a cedência de um farmacêutico, que atuará junto à DPE, tendo como projeto-piloto a UCAA-Cível, da Comarca de Porto Alegre.
O convênio entre a Defensoria Pública e o Conselho Regional de Farmácia deve ser concluído até o final do ano. O projeto-piloto será implantado em Porto Alegre, mas a pretensão é estender a iniciativa para outras regiões do Estado. De acordo com a Dirigente do Nuds, Defensora Pública Paula Pinto de Souza, o profissional vai prestar atendimento ao cidadão nas solicitações de medicamentos e materiais hospitalares, podendo contatar com médicos, discutir prescrições, buscar alternativas terapêuticas e laudos pormenorizados.
“O farmacêutico sará um apoio especializado a serviço do cidadão e do Defensor Público”, afirma Paula. “Conforme tratativas, o Presidente do CRF, Diogo Miron, compreendeu a demanda da Instituição e buscará um profissional da residência integrada em saúde, com conhecimento teórico e prático, de nível avançado que atenderá na sede da Instituição a fim de auxiliar nas soluções extrajudiciais e qualificar a documentação técnica, para quando houver necessidade de entrar com ações na Justiça.”
Presenças
Estiveram presentes na reunião a Dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde (Nuds), Defensora Pública Paula Pinto de Souza, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Diogo Miron, o Assessor de Relações Institucionais do CRF-RS, Everton Borges, e a Assessora de Assuntos Estratégicos do CRF-RS, Zelma Padilha.