Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero participa de debate sobre os efeitos da enchente na população LGBTQIAPN
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Na noite de quinta-feira (27), a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero da Defensoria Pública do RS (NUDIVERSI), Bibiana Veríssimo Bernardes, fez parte da mesa que debateu os efeitos da enchente nos direitos da população LGBTQIAPN+. O encontro aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FADIR/UFRGS).
Além de Bibiana, participaram da mesa a desembargadora Jane Vidal, da Ouvidoria da mulher, da pessoa LGBTQIAPN+ e em situação de vulnerabilidade do Tribunal de Justiça do RS, e Hack Basilone, integrante do Conselho Estadual LGBT e Saúde pelo Nuances. A mediação foi realizada por Betina Gay Cunha Figueira, do Saju da UFRGS. Na conversa, os participantes trouxeram relatos sobre o que presenciaram em abrigos e também discutiram os problemas enfrentados no luta pelos direitos das pessoas lgtb.
“Em alusão ao dia do orgulho LGBTQIAPN+, participar de evento acadêmico em que se discute direitos da população LGBT é essencial, especialmente num contexto de crise climática em que houve novamente violações aos direitos aos integrantes dessa comunidade, agravando ainda mais sua situação de vulnerabilidade”, afirmou a defensora pública.
O debate fez parte da programação do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ organizado pelo NUDIVERSI, pelas Ouvidorias da DPE/RS e do TJ-RS, pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da DPE/RS, pelo SAJU da UFRGS e pelo NUANCES.