Nota Oficial: Viva a democracia!
Publicação:
Neste histórico 30 de outubro de 2022, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, instituição permanente e essencial à Justiça, vem reafirmar sua postura de defesa intransigente da democracia e do sistema eleitoral brasileiros.
Em um país forjado a partir de graves desigualdades como é o Brasil, a Defensoria Pública emerge como instituição fundamental à construção da ponte que nos possibilite transpor o passado colonizado rumo a um futuro emancipado de menos pobreza, mais igualdade e a tolerância necessária à convivência das diferenças e à afirmação das singularidades.
O voto é das expressões maiores da participação democrática e sua zelosa defesa, dever primeiro das instituições que estruturam nosso Estado Democrático de Direito. Ciosa desse múnus, atuou a Defensoria Pública Brasil afora, no sentido de assegurar a todos, em igualdade, o direito de votar e eleger seus representantes.
Que estas eleições representem marco histórico de nossa emancipação enquanto povo e enquanto nação, deixando ao passado a sombra de autoritarismos de quaisquer matizes.
Que tenha lugar em nosso horizonte o sonho compartilhado de uma sociedade mais livre, justa e solidária, a refletir os valores inscritos em nossa bandeira, de liberdade, igualdade e humanidade.
São esses os princípios que devem nos unir e mover, a nós, povo gaúcho, a nós, brasileiros, a nós, seres humanos.
Viva a democracia!