Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Novembro Azul, Defensoria alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata

Publicação:

20171106165900banner_roupa_tpopup.png
No Novembro Azul, Defensoria alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata - Foto: Crédito: Thiago Silveira / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPERS) se veste de azul de 6 a 10 de novembro para reforçar o alerta para a importância da realização de exames preventivos ao câncer de próstata. A inciativa ocorre em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à missão de orientar à população masculina a cuidar melhor de sua saúde.

Em função disso, a DPERS convida Defensores (as) Públicos (as), servidores (as), estagiários (as) e colaboradores (as) a vestirem uma peça de roupa da cor azul, entre 6 a 10 de novembro, como forma de incentivar o Novembro Azul e às ações relacionadas à saúde do homem. Participe enviando uma foto à Assessoria de Comunicação (ASCOM) para ser compartilhada nos canais de comunicação da Instituição.

Campanha

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo o 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.

É importante que todo homem com mais de 40 anos faça visitas de rotina ao urologista. Conforme o Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador do Novembro Azul no Brasil, são mais de 61 mil casos diagnosticados por ano, daí a importância do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer de próstata, quando a chance de cura é de 90%.

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul