Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mutirões atendem mais de 550 pessoas em Santa Maria, em dois dias

Publicação:

Santa Maria recebeu mutirão de atendimento na praça Saldanha Marinho
Santa Maria recebeu mutirão de atendimento na praça Saldanha Marinho - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Santa Maria (RS) – Nos dias 14 e 15, a Defensoria Pública do RS realizou uma grande mobilização para atendimentos na cidade de Santa Maria, região central do Estado. Ao todo, 20 defensores públicos e 21 servidores estiveram na praça Saldanha Marinho e na Penitenciária Estadual (PESM) prestando atendimentos e esclarecendo dúvidas da população, além de dar apoio na área técnica da ação.

Santa Maria recebeu mutirão de atendimento na praça Saldanha Marinho
Santa Maria recebeu mutirão de atendimento na praça Saldanha Marinho - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Apesar da constante chuva durante os dois dias de mutirão, quase 200 pessoas buscaram a estrutura de atendimento montada na praça localizada no Centro da cidade. Entre os assuntos mais demandados, o esclarecimento de dúvidas a respeito de direito do consumidor foi o mais realizado, seguido das orientações sobre direito de família e saúde.

Ainda durante a atividade, a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa, Mariana Fenalti Salla, visitou as mulheres do abrigo Lar das Vovozinhas para conversar com elas sobre os direitos da pessoa idosa. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Mutirão atendeu 397 presos e presas no regime fechado

Além da atuação cível, a Defensoria Pública, a partir do Núcleo de Defesa em Execução Penal (Nudep), prestou assistência aos homens privados de liberdade que estão na PESM. No local, há 928 presos e 362 deles tiveram interesse em ter assistência jurídica dos 13 defensores que lá estiveram. O Nudep ainda realizou uma vistoria nas dependências da Penitenciária.

Durante a tarde desta quinta-feira (15), defensoras públicas que atuam junto ao Núcleo também estiveram atendendo 35 presas da ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria.


Atuaram nos mutirões:
Praça Saldanha Marinho: os defensores públicos Aldo Neri de Vargas Júnior, Alice de Leon, Aline Palermo, Daniele da Costa Lima, Gustavo Satt, Mariana Salla e Renato Muñoz.

Os servidores Adrian Abi Tapada, Bruno Tasca, Deborah Kury, Juliana Braga, Juliana Guimarães, Paula Marçal, Margarete Basso, Massiminiano Biliu, Neith Freire e a estagiária de pós Ana Célia Longara.

PESM: os defensores públicos Andre Girotto, Antonio Marcos Brum, Bernardo Fossati, Betina Albuquerque, Bibiana Veríssimo, Bruna Zanini, Carlos Marcondes, Cássio Bittencourt, Fernando Scheffel, Irvan Nunes, Luiza Martins, Mônica Zimmer e Roberta Nozari.

Os servidores Daniel Torino, Diego Gabiatti e Thaís Frota.

Apoio técnico: Daniel da Cruz, David Gauze, Fábio Machado, José Cláudio, José Guilherme Couto, Israel Fraga, Marco Antonio Saenger, Rafael Assis e Valdir Rodrigues.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul