Livro de poemas “Das Frestas das Labaredas”, que retrata o trabalho da Defensoria Pública em crônicas, é lançado em Santo Ânge
Publicação:

Porto Alegre (RS) – Aproximadamente 400 pessoas, entre familiares, amigos, Defensores Públicos, Servidores e Estagiários da Defensoria Pública de Santo Ângelo prestigiaram o lançamento do livro de poesias “Das Frestas das Labaredas”, de autoria do Defensor Público gaúcho Waldemar Menchik Júnior, na última sexta-feira, 15 de abril, em Santo Ângelo. Waldemar agradeceu o carinho e o prestígio pela ocasião. “É uma realização pessoal. Foi emocionante. Espero poder contagiar outras pessoas a publicarem seus textos também”, destacou. No evento, amigos de Waldemar fizeram declamações, outros se apresentaram com músicas, inclusive com inspiração em uma das poesias do livro (“Meu primeiro mate”) e a noite se encerrou com autógrafos.
O livro conta com 26 poemas, em sua maioria de cunho nativista e alguns premiados em festivais, de autoria própria, e dois deles com a temática no trabalho dos Defensores Públicos. Na publicação, também há três crônicas que narram fatos marcantes da atuação da Defensoria Pública. O autor revela ter tomado a ideia de publicar as obras para que se conheça, com outro olhar, o trabalho da Instituição.
Vale ressaltar que, por ser um livro de poesia nativista e com conteúdo técnico sobre Defensoria Pública, muitas palavras e jargões se encontram na linguagem gauchesca e jurídica, respectivamente. Para facilitar a compreensão de todos os leitores e permitir um contato maior com a literatura, todas as expressões de tradição gaúcha e do vocabulário jurídico são explicitadas conceitualmente ao final de cada poesia.
O livro também foi lançado na cidade de Guarani das Missões, no noroeste do Estado, para cerca de 400 estudantes da comunidade. A publicação ainda será lançada no Instituto de Ensino Superior (IESA), em Santo Ângelo, no fim de abril.
Para mais informações, envie um e-mail para dasfrestasdaslabaredas@hotmail.com.
Texto: Nicole Carvalho/Ascom DPERS