Lista de Documentos
Para ser atendido na Defensoria Pública é necessário comparecer com os documentos abaixo listados, que são comuns para qualquer tipo de atendimento. Após a triagem e conforme o caso específico de cada pessoa, serão solicitados documentos específicos. Nos demais casos, a orientação será prestada no momento do primeiro atendimento na Defensoria Pública.
Documentos básicos para todos os atendimentos (original e cópia)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (caso o usuário seja divorciado ou separado judicialmente, deverá apresentar a certidão de casamento com a averbação);
- RG ou Carteira Profissional;
- CPF;
- Cópia da última declaração de Imposto de Renda – documento OBRIGATÓRIO para comprovar a hipossuficiência;
- Comprovante de renda, para que seja verificado o direito à gratuidade de justiça;
São documentos hábeis para comprovação de renda, à escolha do assistido:
I - Contracheque; ou
II - Carteira Profissional; ou
III - Declaração de próprio punho do empregador ou do sindicato profissional, devidamente subscrita; e
- Comprovante de residência em seu nome;
São documentos hábeis a comprovação do domicílio, à escolha do assistido:
I - Contas emitidas por concessionários de serviços públicos, datadas de até três meses;
II - Qualquer correspondência de empresas privadas e/ou órgãos públicos, datada de até três meses;
III - Declaração da Associação de Moradores, datada de até três meses;
IV - Contrato de aluguel vigente;
V - Declaração, com cópia de identidade do declarante, desde que acompanhada de um dos documentos previstos nas alíneas anteriores exigidos pelo defensor público, que avaliará os casos excepcionais, decidindo sobre a viabilidade do atendimento.
Obs.: Outros documentos não informados na lista acima podem ser solicitados pelo defensor público.