Jornalista Daniela Arbex participa dos “Debates Atuais em Temas de Direitos Humanos”
Publicação:

Porto Alegre (RS) – Repórter especial do jornal Tribuna de Minas e com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais em seu currículo, Daniela Arbex é uma das palestrantes dos “Debates Atuais em Temas de Direitos Humanos”. O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nuddh) e Núcleo de Defesa da Saúde (Nuds), acontece na próxima sexta-feira (6) a partir das 9h, na sede da Defensoria Pública do Estado (Rua Sete de Setembro, 666).
Para Daniela Arbex, debater o tema direitos humanos é algo fundamental. “Vivemos em um momento de aversão ao assunto”, afirma Daniela. “Considero de extrema relevância mostrar à sociedade o quão importante são os direitos humanos. Uma forma de colocar em voga algo que é essencial para a vida de cada cidadão”, completa.
A premiada jornalista contribuirá com relatos de sua trajetória e a proximidade com o tema internações compulsórias. Ela é autora do livro-reportagem “Holocausto brasileiro”, publicado pela editora Geração. A obra conta a história do genocídio praticado no Hospício de Barbacena, durante a década de XX. Cerca de 60 mil pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, pessoas que se rebelavam ou que se tornavam incômodas para alguém com mais poder.
Os “Debates Atuais em Temas de Direitos Humanos” abordarão assuntos relacionados ao atual panorama da Defensoria Pública do Estado, caracterizado pela presença em missão no Timor-Leste, pelo pioneirismo da inclusão de cotas étnicas e raciais no concurso da Instituição e pelo protagonismo na discussão sobre internações compulsórias. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nuddh@dpe.rs.gov.br.