Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Homologado o resultado final do IV Concurso para Defensor Público do Rio Grande do Sul

Publicação:

20150811184739img_1966.jpg
O Presidente do Concurso, Defensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski, apresentou o balanço ao Consel - Foto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – Foi homologado nesta segunda-feira, 10 de agosto, o resultado final do IV Concurso para o cargo de Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Todas as atividades desenvolvidas durante o certame foram detalhadas ao Conselho Superior da Defensoria Pública em reunião extraordinária. O concurso iniciou com mais de cinco mil inscritos e chegou ao final com a seleção de 79 candidatos aprovados pela banca examinadora. A lista completa dos aprovados pode ser visualizada neste link.

Segundo o Presidente da Comissão do IV Concurso, Defensor Público-Geral para Assuntos Jurídicos da Instituição, Jaderson Paluchowski, a Comissão procurou empregar a maior celeridade possível durante esses meses que se passaram entre a prova objetiva, realizada em 12/10/2014, e a homologação, ocorrida em 10/08/2015. “Isso somente foi possível graças a dedicação dos Defensores Públicos e servidores envolvidos no certame”.

Neste concurso, a banca examinadora das disciplinas jurídicas foi composta exclusivamente por Defensores Públicos do Rio Grande do Sul, além de que a prova oral abrangeu o exame de seis matérias.

Ademais, sempre que possível, a Comissão optou por realizar as etapas do concurso no prédio Sede da Defensoria Pública do RS, a exemplo da sessão de reidentificação das provas discursivas, entrevistas e provas orais.

O balanço também mostrou o perfil dos aprovados e revelou algumas peculiaridades. 58,22% dos aprovados, ou seja, 46, são mulheres e 41,8% são homens. Outra curiosidade são as origens dos aprovados que advém de diversos estados do Brasil. 34 aprovados são do Rio Grande do Sul, 21 do Rio de Janeiro, 9 de São Paulo e 6 de Minas Gerais. Há dois candidatos aprovados de Santa Catarina, mais dois da Paraíba e outros dois do Distrito Federal. Há também um candidato do Ceará, um de Pernambuco e também um do Acre.

A Comissão de Concurso foi composta pelos Defensores Públicos Jaderson Paluchowski (Presidente), Fernanda Pretto Fogazzi Sanchotene, Alessandro Genaro Soares Lema, André Castanho Girotto, Larissa Rocha Ferreira Caon, Mauro Kaufmann Pereira e Sandro Santos da Silva, bem como pelos representantes da OAB/RS, Arodi de Lima Gomes e Cristiano Lisboa Martins.

Participaram da banca examinadora os Defensores Públicos Felipe Kirchner, Rodrigo Noschang, Elizandro Todeschini, Ricardo Girardello, Rafael Carrard, Rafael Raphaelli, Alvaro Roberto Antanavicius Fernandes, Fabio Luis Mariani de Souza, Angelita Maria Maders, Gustavo Lindenmeyer Barbieri, Adriana Valderez Bitsck Rodrigues, Irvan Antunes Vieira Filho, Eugenio Pedro Gomes de Oliveira Junior, Anelise Calieron Sturm, Eleonora Mascarenhas Mendonça Caldeira, Everton Hertzog Castilhos e Alessandra Quines Cruz.

Na prova de tribuna, a banca examinadora contou com a participação do advogado Paulo Dariva, indicado pela OAB/RS.

 

Texto: Nicole Carvalho/Ascom DPERS 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul