Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já estão disponíveis nas Defensorias Públicas do RS

Publicação:

Ferramentas visam proporcionar agilidade e eficiência.
Ferramentas visam proporcionar agilidade e eficiência. - Foto: Reprodução
Por Felipe Daroit - ASCOM DPE/RS

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante em diversas áreas, trazendo avanços significativos para a sociedade. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul também passou utilizar ferramentas de IA visando proporcionar agilidade e eficiência.

Atualmente, todas as Defensorias do Estado já estão com ferramentas disponíveis. Entre elas está o degravador de audiências com inteligência artificial. Ele permite que os defensores e servidores tenham um resumo das audiências e também possam fazer perguntas sobre as audiências, tais como:

- resuma em 3000 caracteres o depoimento;
- forneça, com base nos depoimentos, cinco teses que podem ser utilizadas em favor do réu.

"A implementação do sistema de degravação de vídeos representa mais um passo na busca de um "alívio" bem-vindo para a sobrecarga de trabalho dos membros da instituição”, destacou o defensor público-assessor e presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação, Walter Luchese Willig.

Também está disponível aos defensores, servidores e estagiários um assistente de inteligência artificial para ser utilizado em qualquer atividade. Trata-se de um Chat livre idêntico ao do ChatGPT, mas voltado para as especificidades do trabalho da Defensoria Pública do Estado, algo inovador e que torna a Instituição pioneira no uso dessa tecnologia.

“Com isso, nos tornamos, ao nível nacional de Defensorias Públicas, e estadual das Instituições da justiça, a primeira a dispor de ferramenta de inteligência artificial ampla, licitada e em pleno uso, por todas e todos, demonstrando nosso compromisso contínuo com a inovação na Defensoria Pública do RS”, destacou o defensor público-assessor e presidente da Comissão de Melhorias do Portal, Marcelo Martins Piton.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul