Encerrada a apresentação oficial do Planejamento Estratégico da Defensoria Pública 2016-2021
Publicação:

Caxias do Sul (RS) - Em Caxias do Sul ocorreu o encerramento das apresentações oficiais do Planejamento Estratégico (PED) e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Defensoria Pública 2016-2021, na sexta-feira, 5 de maio. O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, saudou a presença de todos os Defensores Públicos e servidores presentes e deu início ao encontro de sensibilização para o PED.
Heerdt falou sobre a importância do PED para o fortalecimento e a estruturação da Defensoria Pública. “É necessário um modelo de gestão eficiente e estamos nos ambientando às ferramentas de gestão estratégica as quais fomos capacitados. Os outros encontros de apresentação foram muito produtivos”, frisou o Defensor Público-Geral.
Em seguida, o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann, destacou o desenvolvimento e a construção do PED via Projeto de Modernização Institucional (PMI). “Este é o primeiro PED e PDTI da Instituição e estará sujeito à críticas e sugestões. Após a construção, vamos adaptá-lo em etapas. Nos momentos de planejamento, deixamos de atender alguns assistidos, mas, no futuro, atenderemos mais e melhor”, afirmou. O Consultor da G4F, Ezequiel Rosa, detalhou e apresentou os dados da elaboração do PED da Defensoria Pública, a matriz SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades de Melhoria e Fraquezas), os objetivos, os indicadores, a identidade institucional, a missão, a visão, os valores e o mapa estratégico.
Alguns Defensores elogiaram a iniciativa do planejamento estratégico por fornecer instrumentos para aprimorar a prestação do serviço público e, inclusive, gestão de pessoas. “Me senti preparada. Parabenizo a Administração Superior pela iniciativa. Percebemos que somos todos gestores e precisamos estar preparados para essa atuação também”, comentou a Defensora Pública de Débora Branco Azambuja Santos.
Em seguida, o Técnico Administrativo da Defensoria Pública, Humberto Borges Ribeiro, realizou capacitação e treinamento do Portal da Defensoria Pública, ferramenta de uso diário dos Defensores e servidores, com possibilidade de dirimir dúvidas e propor sugestões de aperfeiçoamento.
Confira a galeria de fotos em: goo.gl/jgPd0i
Interiorização do Gabinete
No turno da tarde, Heerdt reuniu os Defensores Públicos para dar continuidade ao projeto de Interiorização do Gabinete. Viro apresentou dados orçamentários, financeiros e administrativos da Defensoria Pública, abordou o avanço do PMI e as atividades administrativas, como o uso de bens e serviços e a campanha sustentável. Na oportunidade, a Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa das Famílias, Patrícia Pithan Pagnussat Fan, apresentou o Centro de Referência em Mediação de Conflitos, que será instalado ainda neste primeiro semestre visando a resolução extrajudicial dos conflitos familiares. Em dois pilares, educação em direitos (oficina de parentalidade) e tratamentos extrajudiciais de conflitos, o projeto piloto possui fundamentos legais e tem a previsão de atender 420 pessoas ao mês, além de reduzir 200 atos por Defensor por processo.
Por fim, o Defensor Público-Geral do Estado, em roda, conversou com os Agentes, conheceu e se aproximou da realidade de cada comarca a partir do relato de cada Defensor Público a fim de auxiliar e sugerir ações. Os projetos e o posicionamento da Administração Superior também foi pauta da ocasião.
Participaram da apresentação do PED e do quinto encontro de Interiorização do Gabinete Defensores Públicos e servidores das comarcas de Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Nova Prata, Taquara, Vacaria e Veranópolis.
Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars