Em Três Passos, defensores públicos realizam atividade sobre educação em direitos com alunos de escola municipal
Publicação:

Três Passos (RS) - A Defensoria Pública de Três Passos deu seguimento ao projeto “Educação em Direitos: conversando sobre direitos, deveres, democracia e cidadania” na Escola Municipal Ildo Meneghetti.
A atividade, que ocorreu na última quarta-feira (10), atendeu alunos do oitavo e nono ano e abordou temas como bullying e eventual responsabilização de crianças e adolescentes por atos infracionais. Foi também realizado o exercício de criação de um país hipotético, onde os jovens elaboravam o sistema de governo e a legislação do mesmo.
De acordo com a defensora Bruna Brum Betiollo, os participantes demonstraram muito interesse pelos temas propostos. Uma das alunas inclusive sugeriu que os temas discutidos fossem objeto de estudo de uma matéria específica da escola.

“Essa interação tão rica demonstrou que, de fato, a interlocução entre a Defensoria Pública e o ambiente escolar pode trazer benefícios a longo prazo na difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, levando os adolescentes a se tornarem cidadãos mais críticos e participativos das questões que afetam a sua cidade, o seu Estado e também o seu país e, também, mais conscientes dos seus direitos e deveres.”
Participaram da dinâmica, além da defensora, o defensor público Anderson Rafael Röder, o técnico administrativo Edielson Teixeira de Carvalho e o estagiário Luiz Gustavo Lippi Sarmento.
No dia de 2 de outubro, os defensores dialogaram com os professores sobre a proposta.