Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Candelária, DPE/RS garante transferências hospitalares de urgência para pacientes em risco

Publicação:

foto de uma sala hospitalar, com três leitos vazios
Ambos os pacientes estão bem, incluindo a mãe e o recém-nascido, conforme informações das famílias repassadas à DPE. - Foto: Canva
Por Camila Schafer - ASCOM DPE/RS

Candelária (RS) – A Defensoria Pública Regional de Candelária obteve, no último final de semana, duas transferências hospitalares de urgência, assegurando a vida de pacientes em condições críticas. As ações, ajuizadas na sexta-feira (5), resultaram em decisões favoráveis pelo Poder Judiciário local, que deferiu os pedidos de transferência hospitalar, uma para um paciente necessitando de hemodiálise e outra para uma gestante em estado de pré-eclâmpsia.

Procurada pelas famílias, a DPE Candelária ingressou com duas ações de tutela de urgência no mesmo dia, buscando garantir a transferência dos pacientes que aguardavam leitos na fila do sistema de Gerenciamento de Internações (GERINT) e estavam em risco de óbito. As liminares foram concedidas na mesma noite de sexta-feira, permitindo as transferências no sábado. O paciente que necessitava de hemodiálise foi transferido para Santa Maria, enquanto a gestante foi encaminhada para uma UTI neonatal em São Leopoldo.

Ambos os pacientes estão bem, incluindo a mãe e o recém-nascido, conforme informações das famílias repassadas à DPE.

"A saúde não espera a vontade ou a disponibilidade humana. Com esse espírito atua a Defensoria Pública, por seus defensores, servidores e estagiários, garantindo que a promessa constitucional de que a saúde seja tratada como direito fundamental não se resuma a uma folha de papel sem qualquer concretude na vida do povo", afirmou o defensor público Billi Cassiano Scherer, responsável pelos casos.

 

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul