Em apenas 7 horas, duzentas pessoas são atendidas em mutirão sobre superendividamento no centro de Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Em apenas sete horas, duzentas pessoas foram atendidas em um grande mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) nesta quinta-feira (10), alusivo ao superendividamento.
A ação ocorreu na Avenida Sepúlveda, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre e é relacionada ao programa “Renegocia!”, do Governo Federal.
“Desde cedo tivemos uma enorme procura. Muitas pessoas receberam orientações jurídicas e outras foram encaminhadas para ajuizamentos de ações”, comentou a defensora pública coordenadora da Câmara de Conciliação Cível da DPE/RS, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher.
O evento, promovido pelo Núcleo de Defesa Cível (NUDEC), contou com participação da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON).
O objetivo do mutirão foi informar as pessoas sobre endividamento e a solução de dívidas. Além da orientação jurídica e negociação de débitos, a proposta é promover educação financeira e conscientização sobre o consumo de crédito responsável.
O mutirão buscou ainda incentivar os consumidores a refletirem sobre suas finanças pessoais e adotarem práticas que evitem o superendividamento, tais como o planejamento financeiro e o consumo consciente.
O Renegocia!, iniciativa liderada pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é uma medida do Governo Federal para auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas.