DPE/RS consegue comprovar inocência de homem que passou dois anos preso por tentativa de feminicídio
Publicação:
Uma ação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) garantiu, a absolvição de um homem acusado de tentativa de feminicídio, em Jaguarão. Em Tribunal do Júri na última segunda-feira (31), a defensora pública Tatiana Boeira conseguiu comprovar a inocência a partir da tese de negativa de autoria.
O assistido da DPE estava preso preventivamente há dois anos, com base apenas no testemunho da ex-companheira. A vítima alegou em Júri que o homem teria a alvejado pelas costas após o casal entrar em discussão. Após o ocorrido, ela ainda levaria horas para procurar socorro médico, por pensar se tratar de um “tiro de raspão” e não correr risco de vida.
Já na versão do assistido, o crime teria sido motivado por uma dívida por drogas e teria ele como alvo, mas acabou por acertar sua então companheira. Com o apoio de provas envolvendo balística forense, Tatiana Boeira conseguiu demonstrar aos jurados que o homem não seria o responsável pela ação.
A defensora também ressaltou a sensibilidade necessária em casos de violência contra a mulher. “Em casos de feminicídio, é preciso ser muito delicada no tratamento da vítima. Consegui, sem desrespeitá-la, comprovar aos jurados que ela estava faltando com a verdade ou estava com medo, por isso criou a tese.”