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DPE/RS atende famílias de conjunto habitacional em Montenegro que enfrentam corte de água

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Famílias foram atendidas em mutirão para regularizar situação do fornecimento de água
Famílias foram atendidas em mutirão para regularizar situação do fornecimento de água - Foto: Divulgação - ASCOM DPE/RS
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Montenegro/RS – A Defensoria Itinerante e o Núcleo de Defesa Agrária e Moradia atenderam, nessa quinta-feira (30), mais de 80 famílias do Residencial Cinco de Maio, em Montenegro, que estão sem fornecimento de água desde o final a semana passada.

No local moram 160 famílias de baixa renda, divididas em oito blocos e com um único o registro de consumo de água atendendo todas elas. O defensor público dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da DPE/RS (NUDECONTU), Rafael Pedro Magagnin, afirma que o condomínio já vinha encontrando dificuldades na questão do pagamento das faturas, inclusive efetuando o parcelamento da dívida, o qual não conseguiu cumprir corretamente. “Há dificuldade no controle de quem faz o pagamento e, em virtude desse débito, a Corsan efetiva o corte do fornecimento, prejudicando as diversas famílias, inclusive aquelas que estão com o pagamento em dia”, aponta o dirigente do NUDECONTU.

O mutirão realizado ontem serviu para coletar os dados das famílias e então ser ajuizada uma ação civil pública. “O único medidor foi uma solução encontrada na época de construção e hoje o condomínio não comporta individualizar essas unidades de consumo. Estamos em conversa com o município de Montenegro, com a Assistência Social e com a Corsan desde quinta-feira para tentar agilizar a regularização da situação”, afirma Rafael Magagnin.

Atualmente, as famílias estão recebendo água por caminhão-pipa até que seja regularizada a situação.

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