Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

DPE/RS acompanha comitiva do Fórum Interinstitucional Carcerário em visita ao Presídio Madre Pelletier

Publicação:

Visita ocorreu na última terça-feira (18)
Visita ocorreu na última terça-feira (18) - Foto: Divulgação
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal da Defensoria Pública do Estado (NUDEP), defensora pública Cintia Luzzatto, acompanhou os integrantes do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC) em visita ao Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Fazendo parte da agenda de pautas tratadas nas reuniões do FIC, a ida ao presídio feminino teve, como objetivo, conhecer questões relativas à realidade carcerária.

O Presidente do Fórum, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, e a Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, Ouvidora da Mulher do TJRS e Vice-Presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais da Mulher (COJUM), juntamente com a comitiva do FIC foram recebidos pela Diretora do PEFMP, Rafaelle Taisa de Assis Fernandes, pela Delegada da 10ª Delegacia Penitenciária Regional, Patrícia Picolotto, pela defensora Cintia e pela Promotora de Justiça, Adriana Cruz da Silva.

Por cerca de três horas foram explanadas as atividades realizadas pelas presas, perfil das mesmas, dados estatísticos carcerários, realidade de mulheres em presídios no Estado, projetos implementados, sistemas de segurança na rotina das apenadas entre outras questões.

5D3 7891 presidio madre pelletier 230418 Juliano Verardi

Durante a visita guiada, o grupo percorreu as dependências do presídio conhecendo de forma minuciosa, cada sala e suas funcionalidades. Na ocasião foram também debatidas providências frente à situação prisional do Madre Pelletier como padrões de acessibilidade e infraestrutura de reformas pontuais.

O presídio possui capacidade para 239 detentas, e conta atualmente com uma população carcerária de 207 mulheres.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul