Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia reúne-se com Grupo de Trabalho para tratativas sobre a REURB

Publicação:

20180727145830reurb_reuniao.jpg
Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia reúne-se com Grupo de Trabalho para tratativas sobre a REURB - Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa do Colégio Registral de Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – A Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (Nudeam), Defensora Pública Isabel Rodrigues Wexel, reuniu-se com o Presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva e com a Assessora Jurídica da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Elisângela Hesse, durante o primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) para Regularização Urbana (REURB). O objetivo da reunião, que ocorreu na última quarta-feira (18) na sede da Defensoria Pública do Estado do RS, foi debater os próximos encaminhamentos do GT.

Isabel contou que recebe diversas ligações e pedidos das Prefeituras para tratar sobre as regularizações urbanas e fundiárias. Além disso, tendo em vista as facilidades da lei de regularização urbana e a possibilidade da usucapião extrajudicial, a Defensora reforçou a importância de uma parceria entre o GT e os cartórios de todos os municípios interessados para que os processos transcorram de forma mais ágil.

Na ocasião, relembrou-se também que o comando da REURB está sob os cuidados do Poder Público e que os registradores devem seguir a Lei, que prevê que toda regularização de interesse social deve ser isenta de taxas. Por fim, a reunião teve como encaminhamento o ajuste e avaliação do Termo de Cooperação Técnica, que é o primeiro passo para que outras instituições sejam convidadas a se unirem à iniciativa e ao Grupo de Trabalho.

REURB

Com o objetivo de solucionar importantes problemas referentes ao território brasileiro, em julho de 2017 foi promulgada a Lei Federal nº 13.465, e, em março de 2018, o Decreto Federal nº 9.310, que dispõem sobre o processo de regularização fundiária urbana, estabelecendo procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelos Poderes Públicos e particulares. A inovação da resolução se refere à criação do REURB, instrumento jurídico da Regularização Fundiária Urbana, que corresponde a um conjunto de normas gerais que estabelecem as medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais a serem adotadas para a incorporação, ao ordenamento territorial, dos núcleos em situação irregular e sem titulação dos ocupantes.


Texto: Victória Netto/AscomDPERS com informações da Assessoria de Imprensa do Colégio Registral do RS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul