Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública realiza visita na Região das Ilhas para tratar do trabalho de catadores

Publicação:

Homem em pé em frente ao lixo
Catador da Ilha do Marinheiro descarrega carga no local de separação - Foto: Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS
Por Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Na manhã de quinta-feira (24), o dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia (NUDEAM), Rafael Pedro Magagnin, esteve na Ilha dos Marinheiros para dialogar com a comunidade de catadores e recicladores que trabalham e residem no local.

Foram vistoriadas residências e núcleos de trabalho, sendo alguns deles integrantes da Cooperativa de Reciclagem, parte de outro projeto firmado entre Defensoria Pública e a Prefeitura de Porto Alegre.

A Defensoria Pública busca uma solução para que a comunidade possa dar continuidade à separação dos descartes em local adequado e com segurança. A transferência das atividades para um galpão localizado na capital, onde poderão manter a dinâmica de trabalho, haver melhorias da infraestrutura e dos salários, além do transporte fornecido pela Prefeitura, foi proposta aos moradores.

Ainda na visita, foi possível perceber a exposição de moradias e de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde, aos danos da enchente. “Percebemos que algumas famílias que retornaram à Ilha são residentes há muitos anos e possuem forte identidade com o local, tornando difícil buscar moradia ou amparo em outros lugares”, comenta Magagnin.

Casa com marca da água
Residência abandonada carrega marcas da enchente - Foto: Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS

É o caso do Paulo, morador há mais de 50 anos que perdeu todos os bens para a água e teve que deixar a casa de barco. Ele prevê a construção da nova casa no mesmo local em menos de duas semanas, agora a 1,70m acima do chão. Apesar do recomeço, a residência antiga, transformada em depósito, carrega as marcas da tragédia.

Casa em construção em base de pedra e estrutura em madeira
Residência de Paulo construída após a enchente. A antiga casa está aos fundos - Foto: Luigi Pinzetta - ASCOM DPE/RS

Recentemente, no dia 13/10/2024, o NUDEAM esteve presente e realizou dezenas de atendimentos à população vulnerável da Ilha do Pavão e, nas próximas semanas, o defensor público pretende realizar novas visitas ao local e, também, às outras ilhas do Arquipélago.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul