Defensoria Pública inspeciona Centros de Custódia Hospitalar do Hospital Vila Nova, em Charqueadas e Porto Alegre
Publicação:
Porto Alegre e Charqueadas (RS) – Na última terça-feira (14), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) realizou uma inspeção nos Centros de Custódia Hospitalar do Hospital Vila Nova, em Charqueadas e Porto Alegre. O objetivo foi verificar a estrutura física dos locais e as condições de atendimento aos apenados e de trabalho dos policiais penais e da equipe assistencial.
A inspeção foi coordenada pelas dirigentes dos Núcleos de Defesa em Execução Penal (NUDEP) e de Defesa da Saúde (NUDS), defensoras públicas Cintia Luzzatto e Liliane Paz Deble, respectivamente. As profissionais conversaram com as pessoas presas que estavam em tratamento hospitalar nos locais e com as equipes assistenciais para entender as demandas e necessidades de cada grupo e explicar como a Defensoria pode auxiliar em cada caso.
Em Charqueadas, a estrutura conta com 20 leitos e, na ocasião, dez custodiados estavam sendo atendidos. A equipe da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) é composta por 19 policiais penais, que acompanham as equipes assistenciais durante o atendimento.
Já no Hospital Vila Nova de Porto Alegre, a estrutura conta com 32 leitos clínicos e 18 leitos para desintoxicação e projeto terapêutico. A equipe é composta de 55 policiais penais que se deslocam também para os hospitais Cristo Redentor, Nossa Senhora da Conceição, Hospital de Pronto Socorro e Independência, com os quais o Vila Nova possui uma parceria para atendimento dos casos mais complexos.
Em ambas as unidades, as equipes assistenciais que atendem os apenados são as mesmas que assistem os demais pacientes do hospital e a alimentação é fornecida pela instituição, sendo dividida em cinco refeições diárias. Os custodiados também podem receber a visita de familiares, que são quem geralmente fornece os itens pessoais de higiene.