Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública é tema de conversa durante I Jornada Internacional Jurídica

Publicação:

Defensoria Pública é tema de conversa durante I Jornada Internacional Jurídica
Defensoria Pública é tema de conversa durante I Jornada Internacional Jurídica - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS
Por Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS

Sant’Ana do Livramento (RS) – A Defensoria Pública do Estado do RS foi tema de palestras durante a I Jornada Internacional Jurídica, promovida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e realizada no campus de Livramento. O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro, com uma grande programação voltada aos estudantes de Direito.

Na manhã do dia 8, a defensora pública Luciana Badra, titular da 2ª DPE de Sant’Ana do Livramento, falou durante o painel que abordou Direito da Família, trazendo o trabalho realizado na Comarca. Já no dia 9, o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER), Andrey Régis de Melo, tratou sobre a Criminalização da População Negra.

Ao final do segundo dia da Jornada, quem conversou com os acadêmicos foi o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, que convidou os defensores que atuam na cidade, Carlos Marcondes, Lucas Righi e Luciana Badra, para um painel descontraído sobre o papel e o trabalho realizado pela Instituição.

Durante o bate-papo, os defensores contaram um pouco das suas experiências, trazendo casos práticos que atenderam ao longo da carreira. Além disso, os estudantes puderam conversar e tirar as dúvidas sobre a atuação da DPE/RS.

“É muito importante essa construção de diálogo com as universidades e, principalmente, com os acadêmicos. Quando eu ingressei na Defensoria, no primeiro concurso, não havia essa divulgação da atuação do defensor público. É preciso mostrar aos estudantes de direito como e em que trabalhamos, apresentando não apenas a parte jurídica, mas também a atividade extrajudicial que temos, fazendo acordos com outras instituições e levando educação em direitos para a população”, disse Antonio Flávio.

A Jornada teve também como objetivo promover integração com as instituições de ensino do Uruguai e da Argentina.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul