Defensoria Pública e Cremers firmam convênio para promover educação em direitos na área da saúde
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A educação em direitos e a orientação jurídica na área da saúde motivaram o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) a firmarem convênio, intitulado Missão Saúde. No dia 23 de janeiro, às 13h30, na sede do Cremers, membros das instituições vão assinar termo de compromisso visando a somar esforços para viabilizar à população de Porto Alegre mais informações e acesso aos seus direitos relacionados a cuidados com a saúde e medidas judiciais e extrajudiciais pertinentes.
Um dos recursos a serem utilizados pelo Missão Saúde são os mutirões de atendimento, via Defensoria Itinerante. Para este projeto, serão visitados diversos locais em Porto Alegre, levando informação e orientação a cidadãos que tenham dificuldade de acesso aos órgãos públicos.
“O projeto está inserido no escopo do programa de Educação em Direitos da Defensoria Pública, advindo do Planejamento Estratégico da instituição. Aliar esforços sempre é bem-vindo para atingirmos o maior número de pessoas. Através das ações itinerantes, sem dúvida o Missão Saúde vai beneficiar muitos cidadãos da capital”, afirmou o defensor público dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde, Enir Madruga de Ávila.
Uma das primeiras ações do projeto é criar o calendário de ações itinerantes para o período de 12 meses. As atividades contarão com a participação de profissionais, defensores públicos, servidores, bem como médicos ou outros profissionais da saúde que, voluntariamente, se disponham a participar dos eventos, divulgando, orientando e educando a população quanto ao tema escolhido para a ocasião.