Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública do RS inicia cursos de qualificação do Projeto SuperElas; vagas ainda estão abertas

Publicação:

Duas mulheres estão de pé uma ao lado da outra em frente a um quadro, uma delas fala e gesticula enquanto a outra ouve. Ao lado, há um cartaz escrito Projeto Super Elas: a história de superação das mulheres da enchente.
O projeto é inteiramente gratuito e os cursos de qualificação disponíveis são na área de cuidador de idosos e gestão de negócios - Foto: Bernardo Contri - ASCOM DPE/RS
Por Bernardo Contri - ASCOM DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) iniciou, na última sexta-feira (29), as aulas dos cursos de qualificação gratuitos do Projeto SuperElas, que promove a profissionalização para mulheres afetadas pelas enchentes que assolaram Porto Alegre e o Rio Grande do Sul em maio deste ano. As aulas ocorrem na sede do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), no Centro Histórico da capital, e ainda estão com vagas abertas em diferentes áreas de formação.

No caso dos cursos de qualificação, que tem duração de 3 meses, as especializações disponíveis são para cuidador de idosos e gestão de negócios, além de auxiliar de beleza, que já teve início. Com exceção do último, as outras opções ainda estão com vagas abertas para qualquer mulher moradora de local atingido pelas águas, que tenha mais de 14 anos e interesse em uma formação. As duas qualificações ainda não estreadas tem início previsto para fevereiro de 2025.

Ainda serão ofertados cursos técnicos em todas as especializações disponíveis no SEG, dentre as quais estão as de massoterapeuta, técnico em informática, técnico em enfermagem, técnico em segurança e outros. Esses duram ao menos 2 anos e requerem ensino fundamental completo, sendo possível, caso necessário, realizar o EJA juntamente à profissionalização.

A Defensoria Pública também realiza o encaminhamento para permitir a realização dos cursos por parte de mulheres com filhos pequenos. O contato para manifestar interesse ou esclarecer dúvidas pode ser feito através dos endereços de e-mail nudeca@defensoria.rs.def.br ou nudem@defensoria.rs.def.br.

A DPE/RS esteve representada no começo das práticas do Projeto SuperElas pela defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), Paula Simões Dutra, e pela defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), Paula Britto Granetto. Também estiveram presentes a diretora da SEG, a coordenadora pedagógica da instituição e duas professoras.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul