Defensoria Pública consegue transferência de bebê prematuro para UTI neonatal
Publicação:
Três Passos (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) conseguiu, na noite da última sexta-feira (2), que um bebê de Três Passos, nascido na segunda-feira (29), fosse internado em uma UTI neonatal. Ele aguardava um leito desde o nascimento e, mesmo com decisão favorável da Justiça (do dia 30) e a transferência de hospital efetivada no dia 1, ele ainda não estava na UTI até a noite do dia 2 de junho.
O bebê, que nasceu com 37 semanas de gestação - portanto, prematuro - chegou a ser encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, na quinta-feira (1º) após determinação da Justiça. O Estado havia informado a disponibilidade de leito.
No entanto, o local estava superlotado quando a família chegou e sem espera para o paciente. De acordo com hospital, o Estado sabia da superlotação do local, e mesmo assim realizou a transferência. Para solucionar provisoriamente a situação, a instituição liberou uma vaga na Emergência para o bebê e disponibilizou uma incubadora, mas não era o que ele precisava.
Para o Estado, a transferência constava como realizada. Porém, a criança ainda não estava no leito de UTI que necessitava, motivo pelo qual a Defensoria Pública fez novo pedido na Justiça.
Às 21h, os defensores públicos Bruna Brum Betiollo e Anderson Rafael Röder receberam a notícia de que o bebê havia dado entrada na UTI.
“Foram dois dias de intenso trabalho e dedicação da equipe da Defensoria de Três Passos, tanto na esfera extrajudicial buscando vagas de UTI na Central de Leitos estadual e na rede privada, como também na judicial buscando uma decisão que tutelasse a vida da criança e, depois, lutando arduamente pelo efetivo cumprimento desta decisão, até que felizmente conseguimos a internação. Fico muito feliz com o desfecho desta atuação tão delicada e, em nome de toda Defensoria, desejo que em breve esse bebê possa estar com sua família em casa”, disse Röder.