Defensoria Itinerante realiza mutirão de atendimento na Ilha dos Marinheiros
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), com sua unidade móvel, realizou na sexta-feira (9) um mutirão de orientação jurídica e educação em direitos na comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre. Ao todo, foram realizados 22 atendimentos no local.
Na ocasião, as dúvidas mais frequentes foram sobre a realocação das famílias que serão atingidas pela construção da nova ponte sobre o rio Guaíba, e questões relacionadas à saúde. O mutirão contou com o apoio da defensora pública do Foro Regional do 4º Distrito, Luciana Pereira Kern, além de servidores, voluntários e estagiários.
Luciana falou sobre a situação atual da comunidade, que enfrenta diversos desafios. “A região da Ilha dos Marinheiros sempre foi sensível devido à recorrência de enchentes que acontecem no local, e atualmente esta vulnerabilidade se dá por conta da construção da nova ponte do Guaíba, que traz a necessidade de retirada e indenização dos moradores”, ressaltou.
Defensoria Itinerante
A Defensoria Itinerante tem como objetivo ampliar o atendimento aos cidadãos vulneráveis, evitando que deixem de buscar a assistência jurídica integral e gratuita em razão da distância ou da falta de condições econômicas para o deslocamento. Esta atividade busca garantir o acesso à justiça e dar efetividade ao mandamento constitucional que prevê a prestação de assistência jurídica integral e gratuita a todos os necessitados.
Confira mais fotos do mutirão aqui.