Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria fará força-tarefa para atender ações de “pequenas causas” que estão represadas na capital por causa da pandemia

Publicação:

Imagem mostra um homem, ao fundo, olhando para o computador com uma das mãos apoiando a cabeça. Sobre a imagem, a frase: "Defensoria fará força-tarefa para atender ações de “pequenas causas” que estão represadas em Porto Alegre por causa da pandemia".
Defensoria fará força-tarefa para atender ações de “pequenas causas” que estão represadas em Porto Alegre por causa da pandemia - Foto: Thiago Silveira de Oliveira - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) - Visando a dar andamento para demandas do Juizado Especial Cível que estão paradas em Porto Alegre por causa da pandemia da Covid-19, a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul iniciará uma força-tarefa a partir da próxima segunda-feira (20). Quatro agentes, coordenados pela defensora pública Christine Balbinot, serão designados para ajuizar, exclusivamente, as ações junto aos juizados da capital.

A estimativa da Instituição, com base feita na comparação com períodos normais, é de que haja centenas de ações represadas desde o dia 18 de março, quando o judiciário passou a atender somente casos de urgência.

Os Juizados Especiais Cíveis têm competência para julgar ações de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários mínimos.

Conforme a Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Rafaela Consalter, a medida é de grande importância, principalmente neste período atípico em que as compras on-line têm sido amplamente utilizadas pela maioria dos consumidores.

Para a coordenadora da força-tarefa, que vai se estender por 90 dias, ou seja, até 16/10/2020, o grande desafio será garantir a inclusão digital dos assistidos da Defensoria Pública, que precisarão ter acesso à internet para participar das audiências e demais atos do processo.

Quem pretende ingressar com processos desta natureza deve mandar nome completo, CPF e um breve relato da situação para o e-mail ajuizamentojec@defensoria.rs.def.br. Após, os defensores darão prosseguimento às demandas.

Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar para o Alô Defensoria: (51) - 3225 - 0777.

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul