Defensora visita Penitenciária de Guaíba para acompanhar andamento de projeto de produção de bioabsorventes
Publicação:
Guaíba (RS) - A dirigente do Núcleo de Defesa em Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDEP – DPE/RS), Cíntia Luzzatto, acompanhada da Presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal, Vera Regina Muller, esteve presente, na última segunda-feira (11), na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG).
O objetivo da visita foi acompanhar o andamento do projeto de produção de absorventes ecológicos realizado pelas apenadas e também verificar os insumos que estão sendo necessitados para continuidade do trabalho.
A confecção dos bioabsorventes é realizada em tecidos tecnológicos desenvolvidos pela empresa gaúcha Herself, parceira voluntária e idealizadora do projeto.
Inicialmente, as unidades confeccionadas, foram custeados com verba alcançada em campanha da Defensoria Pública do Estado e da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS).
O projeto acontece também em outras três unidades prisionais gaúchas: Presidio Estadual Feminino de Lajeado, no Presídio Estadual Feminino de Torres e no Anexo Feminino do Presídio de Santa Cruz do Sul. No início do ano, a iniciativa foi eleita um dos oito melhores projetos brasileiros de trabalho prisional selecionados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).