Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensora pública-assessora Institucional participa de cerimônia de lançamento do livro dos 150 anos do TJRS

Publicação:

O evento ocorreu no fim da tarde de terça-feira (28) no TJRS.
O evento ocorreu no fim da tarde de terça-feira (28) no TJRS. - Foto: Felipe Daroit – ASCOM DPE/RS
Por Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública-assessora institucional, Caroline Lima e Silva Mazzola Panichi, participou do evento de lançamento do livro dos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS). O evento ocorreu no fim da tarde de terça-feira (28) no TJRS.

A obra traduz o passado, o presente e o futuro do Tribunal e da sociedade gaúcha. A publicação faz parte das iniciativas alusivas ao aniversário da Instituição, em 3 de fevereiro de 2024. A partir de decisões de casos emblemáticos, fotografias, relatos e depoimentos são retratadas histórias, mudanças e inovações ao longo desses anos.
Presente à solenidade, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou que o registro histórico dos 150 anos é importante para a valorização do Poder Judiciário e de sua contribuição para o Estado.

“Carregamos como povo gaúcho um DNA de confronto. Precisamos do Judiciário para administração desses conflitos. A qualidade do Judiciário gaúcho é atestada por seu desempenho sempre destacado e isso nos orgulha”, ressalta o Governador.

Em seu discurso, a Presidente Iris Helena destacou que a obra oferece o resgate histórico do protagonismo do Tribunal “pelas lentes de importantes autoridades do cenário nacional e estadual, mas também de seus jurisdicionados”.

“O Tribunal de Justiça, no curso de sua existência, alcançou posição de destaque no âmbito nacional, não apenas pela qualidade e vanguardismo de suas decisões, mas também por seus projetos inovadores no âmbito da administração da justiça. Esse conceito não foi alcançado ao acaso, mas, sim, pelo abnegado comprometimento dos magistrados, servidores, e demais colaboradores do Tribunal, que se constituem no seu maior patrimônio”, disse.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul