Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensora participa de reunião da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos do Condege

Publicação:

Defensora participa de reunião da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos do Condege
Defensora participa de reunião da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos do Condege - Foto: Divulgação – Ascom DPE/RS
Por Isadora Pimentel Terra – Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – A defensora pública coordenadora da Câmara de Mediação Familiar da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Patrícia Pithan Pagnussatt Fan, participou de videoconferência da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamentos de Conflitos, na última quarta-feira (29). A comissão pertence ao Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) e contou com a participação de 17 defensores públicos, a fim de compartilhar experiências acerca das mediações que estão sendo realizadas em seus respectivos estados.

Desde a implementação do isolamento social, as Defensorias vêm elaborando estratégias para entrar em contato com os assistidos e realizar as mediações. Na DPE/RS, as mediações online iniciaram no dia 20 de abril. Durante a videoconferência, foi abordada a questão da escolha de uma plataforma para se conectar aos assistidos. A maioria dos estados optou por videochamadas através do WhatsApp para solucionar os conflitos, com exceção do estado do Maranhão que optou por utilizar a plataforma Telegram.

“A mediação online tem sido muito bem recebida pelos assistidos. Aqueles que escolhem fazer a mediação online estão muito mais abertos a mediar, diferente do que normalmente acontece no presencial. A receptividade tem sido muito positiva. Percebemos uma disposição maior dos assistidos em participar da mediação dessa forma, o que foi realmente uma surpresa”, relatou Patricia. “A reunião foi bastante produtiva, nós ficamos trocando essas experiências de como essas mediações estão acontecendo. No momento, é a possível, não a ideal, e é bom que possamos deixar isso bem claro”, disse.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul