Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensora integra comitiva recebida pelo Secretário de Segurança Pública

Publicação:

20170714100125lajeado_1.jpg
Defensora integra comitiva recebida pelo Secretário de Segurança Pública - Foto: Divulgação

Porto Alegre (RS) – A Defensora Pública Janaína Neuls Diel integrou comitiva composta por lideranças jurídicas, políticas e empresariais recebida em audiência pelo Secretário de Segurança Pública (SSP/RS), Cezar Schirmer, no dia 11 de julho, na sede da SSP/RS, em Porto Alegre. Na pauta, tratativas para viabilizar o levantamento do decreto de interdição total, por 90 dias, do Presídio Estadual de Lajeado, ocorrido em fim de junho.

De acordo com Janaína Neuls Diel, durante o encontro as diferentes representações integrantes do Conselho da Comunidade, dos órgão de Execução Criminal de Lajeado, do Poder Executivo e da Sociedade Civil expuseram reflexões acerca das providências a serem implementadas para viabilizar a reativação regular da casa prisional.

Conforme Janaína, Cezar Schirmer se comprometeu a dentro de alguns dias enviar representante da SSP/RS a Lajeado para, em nova reunião, apresentar uma resposta formal em relação às proposições encaminhadas.

Entenda

Após a realização de inspeção pelo Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, o Presídio Estadual de Lajeado foi interditado em 27 de junho, em razão das condições precárias de infraestrutura, superlotação e a insuficiência de agentes penitenciários da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), responsável pela administração da casa prisional.
Afora isso, a interdição foi motivada, também, pelo resgate de um preso por um grupo de comparsas durante o atendimento deste na Unidade de Pronto Atendimento, quando ocorreu confronto e troca de tiros, inclusive com um agente penitenciário da Susepe feito de refém na fuga, vindo a ser libertado mais tarde, já na madrugada.

 

Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul