Defensor público inicia curso para presos do Presídio Estadual de Três Passos compreenderem seus direitos e deveres
Publicação:
Três Passos (RS) – O defensor público Anderson Rafael Röder iniciou, na última sexta-feira (16), um curso de execução penal para presos do Presídio Estadual de Três Passos(PETP). O objetivo do projeto é promover a educação em direitos para os apenados, auxiliando no processo de ressocialização.
Nas aulas, temas como progressão de regime, livramento condicional e faltas graves são esclarecidos aos participantes. Anderson Rafael ressalta o alto número de faltas graves, destacando as complicações que a desinformação pode trazer no cumprimento da pena.
“Eu vejo que eles não entendem as consequências negativas disso. Acredito que esse esclarecimento será útil para conseguirem uma melhor orientação, evitando práticas de falta grave e, consequentemente, tornando o presídio um lugar mais calmo, o que também, invariavelmente, reflete na sociedade local de modo positivo”, destacou o defensor.
A ideia é que cerca de 45 apenados recebam instrução; a seleção acontece a partir do interesse do próprio preso. Atualmente, 382 pessoas se encontram presas no PETP, que tem como capacidade total 162 vagas.