Defensor público-geral prestigia evento de divulgação do 20º Prêmio Innovare
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Foi realizada na noite de ontem (29) a cerimônia de divulgação de uma das maiores premiações das práticas jurídicas do país. O Prêmio Innovare chega a sua 20ª edição reconhecendo e disseminando as práticas transformadoras que acontecem no sistema de Justiça do Brasil. O defensor público-geral, Antônio Flávio de Oliveira, esteve presente no evento, que aconteceu no Instituto Ling, e contou com a presença do ministro Carlos Ayres Brito, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare.
O prêmio de destaque da edição comemorativa de 20 anos tem como tema a “Defesa da Democracia e do Estado de Direito”. Além disso, as demais categorias poderão concorrer com ações de tema livre, sendo elas: Tribunal, CNJ, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.
Em sua fala, a professora, cientista política e membro da Comissão Julgadora da premiação, Maria Tereza Sadek, ressaltou a importância do tema deste ano. “Toda e qualquer sociedade pode ser mais democrática, dependendo de duas questões: da pluralidade e da participação e inclusão de um grande número de pessoas. Mas também é possível o retrocesso, sendo necessário que se leve isso muito a sério e em consideração, precisando de uma vigilância diária”, afirmou.
O ministro Carlos Ayres Brito abordou a construção da Constituição Federal e elogiou a iniciativa de trazer o tema democracia como assunto da premiação. “O adjetivo democrático deve estar constando em tudo. O tema é o mais recorrente e recente possível. O 8 de janeiro comprovou que o ódio não é em relação a fulano ou beltrano, a uma instituição ou outra, mas sim ódio à democracia”.
As inscrições do Prêmio Innovare vão até o dia 8 de maio. Na cerimônia de ontem, esteve presente também a defensora pública Patrícia Kettermann, integrante da comissão julgadora da premiação.