Defensor público-geral do Estado recebe título de Cidadão Emérito de Vacaria
Publicação:
Vacaria (RS) – O defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio Flávio do Oliveira, recebeu o título de Cidadão Emérito de Vacaria, na noite da última terça-feira (17). A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e reuniu, além de vereadores, representantes da Defensoria Pública do RS e sociedade vacariense.
A proposição foi feita pela vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva, que ressaltou a atuação de Antonio Flávio à frente da DPE/RS. A parlamentar também relembrou a convivência de ambos durante a infância. “Sempre muito compenetrado, inteligente, atento, nosso orgulho e admiração. Já era visível a sua preocupação na competência, humildade, entusiasmo e comprometimento com as causas sociais e bem-estar das pessoas. Ideais de direito à vida e à dignidade humana lhe conduziram ao lugar que hoje ocupa, porque a sociedade só é democrática se possibilitar que todos tenham acesso ao exercício pleno da cidadania. E qual será o bem supremo de nossa atividade? Sem medo de errar, posso afirmar que o bem supremo de sua atividade é fazer que a justiça chegue principalmente a quem lhe foram negados os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.”
O título de Cidadão Vacariense é concedido pela Câmara Municipal desde 1984. É entregue em outubro, mês de aniversário de Vacaria. Em 2023, a cidade comemora os 173 anos de sua emancipação.
Emocionado, Antonio Flávio reforçou o orgulho que sente da cidade onde nasceu e como os ensinamentos que recebeu e os modelos de seres humanos que conheceu se refletem hoje no homem e profissional que é. “Muito me orgulho de ter nascido nesta terra, de homens e mulheres de letras, virtudes e valores, porteira do Rio Grande, templo e referência das nossas tradições. Minha mãe, filha de trabalhadores rurais, veio para a cidade grande trabalhar como empregada doméstica. De poucas letras, mas de muitos saberes, sua única exigência era que seu filho tivesse outro destino e para tanto, a educação faria a diferença.”
Relembrando sua trajetória de estudante de Direito até o trabalho em escritório de advocacia, no Super Cesa e nas Casas Pernambucanas, o defensor público-geral demonstrou que foi no serviço público que encontrou sua vocação – primeiro na Secretaria Estadual da Fazenda e, posteriormente, na Defensoria Pública.
“O sentimento daquele menino é de gratidão. Minha vida, minha formação, minha história se consolidou nesta terra, de quem serei eterno devedor. De todas as homenagens que alguém pode vir a receber, nenhuma se assemelha ao reconhecimento de seu povo, aqui manifesto pelos senhores e senhoras desta casa de leis. Tal comenda a recebo em meu nome, mas a vislumbro, como uma homenagem a minha mãe, a meus familiares, e todos aqueles que ajudaram a construir a minha história e acreditaram que, com oportunidades e educação, os sonhos podem se concretizar. Posso afirmar que tenho muitas memórias afetivas desta terra e esta ficará como uma das mais especiais. A memória de novamente ser acolhido com o afeto tão presente nesta terra”, agradeceu.
O defensor público aposentado Jonas Ramão Jacobi dos Santos também foi um dos homenageados, recebendo o título de Cidadão Honorário de Vacaria. Em seu discurso, o ex-vereador rememorou a trajetória na Defensoria e na política. “Vacaria me abraçou, me prestigiou, me ajudou e foi aqui que eu constituí minha família, que eu trabalhei, que eu me formei e que ingressei na política. Obrigado ao povo de Vacaria que me fez crescer!”.
Além de Antonio Flávio e Jonas, também receberam a homenagem o professor do curso de Direito, Felipe Vanin Rizzon e os médicos José Luis Vial Felippi e Enderson Carlos Zulianello da Silveira.
CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO: