Defensor público-geral do estado acompanha posse do presidente e da Mesa Diretora da Assembleia
Publicação:
Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral do estado do Rio Grande do Sul, Antonio Flávio de Oliveira, acompanhou nesta tarde (31) a sessão solene em que o deputado Valdeci Oliveira foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa do Estado.
Além de Valdeci, foram eleitos e empossados na Mesa Diretora da Assembleia os deputados Luiz Marenco, como 1ª vice-presidente; Ernani Polo, 2º vice-presidente; Elizandro Sabino, 1º secretário; Gabriel Souza, 2º secretário; Zilá Breitenbach, 3ª secretária; e Dalciso Oliveira, 4ª secretário. Os suplentes de secretário serão os deputados Jeferson Fernandes, Airton Lima, Sergio Peres e Kelly Moraes. A chapa única para a Mesa Diretora foi eleita com 38 votos favoráveis e oito contrários. Ela ficará no comando do Parlamento até 31 de janeiro de 2023. Ainda que o Regimento Interno da Casa estabeleça que o mandato da Mesa Diretora seja para um período de dois anos, um acordo pluripartidário vem garantindo o revezamento no comando da Casa entre as quatro maiores bancadas ao longo da Legislatura, uma a cada ano, o que se dá por meio da renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio.
“Trabalhamos incansavelmente para aproximar esta Casa das demandas atuais dos gaúchos e ser o lugar de representação dos 11 milhões de gaúchos”, disse em seu discurso de despedida, o ex-presidente, Gabriel Souza.
“Vou trabalhar para que, neste Parlamento, se faça o debate amplo e não reducionista sobre o papel do estado. O sucateamento do serviço público não gerou desenvolvimento em lugar nenhum”, disse o novo chefe do Legislativo estadual, Valdeci Oliveira.
Além de Antonio Flávio, acompanharam o evento o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; a ouvidora-geral da instituição, Marina Ramos Dermmam; e o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Mário Silveira Rosa Rheingantz.