Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Convênio com Registro de Imóveis permite o acesso gratuito aos serviços pela internet

Publicação:

20131226165434a_escolhida_foi_essa.jpg
Representantes do Registro de Imóveis capacitaram os Defensores para utilizar o serviço - Foto: Alexandre Rodrigues/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Os serviços de consulta às matrículas e emissão de certidões imobiliárias do Registro de Imóveis da 1ª Zona da Comarca de Porto Alegre agora poderão ser acessados virtualmente, por meio do site www.lamanapaiva.com.br . A parceria entre a Defensoria Pública gaúcha e o Registro de Imóveis foi uma iniciativa da Subdefensoria Pública-Geral para Assuntos Institucionais. O Termo de Convênio foi assinado pelo Defensor Público-Geral, Nilton Arnecke Maria, e pelo Oficial Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona, João Pedro Lamana Paiva, na tarde desta quinta-feira (26). A ideia é agilizar os pedidos de fornecimento de certidões de matrículas, de consultas às matrículas atualizadas e certidões negativas ou positivas de ônus dos imóveis.

O Defensor Público-Geral, Nilton Arnecke Maria, explica que o serviço será gratuito e que não será mais necessário que o assistido vá até ao cartório para adquirir os documentos. “A parceria garante mais agilidade, facilitando o trabalho de nossos agentes e a vida de assistidos idosos, por exemplo”, afirmou. “A consulta on-line ajuda na instantaneidade, inclusive, quando as certidões são essenciais para o ajuizamento de ações”, disse Arnecke Maria. O Subdefensor Público-Geral para Assuntos Institucionais, Marcelo Dadalt, garante que o convênio é essencial para desburocratização e ajudar na atuação dos Defensores Públicos.  

O Oficial Titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva, exaltou a parceria com a Defensoria Pública. “É uma honra e satisfação firmar convênio com a Instituição que mais cresceu nos últimos anos”, disse. “Começamos o desenvolvimento do programa em 2006, e temos como objetivo a agilidade de tempo, evitar o uso de papeis e a praticidade de acessar ao sistema a qualquer hora do dia pelos Defensores Públicos.”

Presenças

Também estavam presentes na cerimônia a Chefe de Gabinete, Defensora Pública Miriane Tagliari, o Defensor Público-Assessor da Subdefensoria Pública para Assuntos Institucionais, Paulo André Carrard, a Defensora Pública-Assessora da Subdefensoria Pública para Assuntos Administrativos, Fabiane Lontra, o Gerente de Tecnologia da Informação do Registro de Imóveis, Eduardo da Rocha, e o Gestor do Registro de Imóveis, Pérsio Brasil.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul