Audiência pública debate as cotas para negros em concursos do Judiciário
Publicação:

Porto Alegre (RS) – A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (NUDDH - DPE/RS), Aline Palermo Guimarães, participou, na manhã da última quarta-feira (12), de audiência pública que debateu as cotas para negros nos concursos do Poder Judiciário.
Segundo a defensoria pública, a audiência pública promove uma temática extremamente necessária para o debate sobre as políticas afirmativas de cotas no Judiciário e demais espaços em que a população negra está sub-representada.
“É importante destacar a recente decisão do Conselho Superior da Defensoria Pública, que no final do ano passado aprovou algumas alterações que já valem para o próximo concurso. Entre essas alterações, saliento o aumento do percentual de 20% para 30% nas vagas destinadas para candidatos negros”, comenta Aline.
A audiência, realizada por videoconferência, foi proposta pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.