Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Após queixas recorrentes de falta de energia elétrica, DPE/RS inspeciona comunidades do interior de Veranópolis

Publicação:

Inspeção in loco ocorreu em três comunidades do interior do município
Inspeção in loco ocorreu em três comunidades do interior do município - Foto: Eduarda Zalevski – Ascom DPE/RS
Por Drysanna Espíndola – Ascom DPE/RS

Veranópolis (RS) – A Defensoria Pública Regional (DPR) de Veranópolis realizou, na última quarta-feira (23), inspeção in loco em três comunidades do interior do município devido às constantes queixas de falta de luz por moradores da região.

O procedimento para apuração de danos coletivos (PADAC) foi instaurado no final do ano passado após um atendimento conjunto realizado com mais de uma dezena de pessoas, que relataram, em depoimentos gravados, problemas recorrentes com a prestação de serviços da Rio Grande Energia (RGE).

A Defensoria Pública tomou conhecimento da situação através do atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de Veranópolis, Cristiano Dal Pai, ainda presidente na época.

“Mesmo abrindo chamados, as comunidades chegavam a ficar até 1 semana sem energia elétrica. E isso importava mais do que a simples interrupção da prestação de serviços. A falta de luz acarretava diversos danos, já que eles são produtores e vivem disso. Muitos relataram que tiveram que jogar fora grande quantidade de produtos”, explicou o defensor público de Veranópolis Pedro Torres Lobo.

Durante a vistoria, a equipe constatou alguns problemas, que podem ser a origem das falhas no fornecimento de energia. O principal deles é o fato da rede dessas três comunidades ser alimentada pela rede do município de Bento Gonçalves, fazendo com que a fiação atravesse a área arbórea do Rio das Antas.

Com isso, os representantes da RGE se comprometeram a implementar a poda das árvores com maior regularidade, de ambos os lados, e foi levantada a hipótese de transferência da alimentação da rede de Bento Gonçalves para a de Veranópolis.

“Os técnicos expuseram que, nesse momento, é inviável (a transferência). O combinado foi o compromisso da RGE de fazer as podas em ambos os lados e nos enviar o estudo feito por eles acerca dessa possível transferência da rede de Bento Gonçalves para a rede de Veranópolis, para que possamos analisar”, ressaltou Lobo.

Além do defensor público e do vice-presidente da Câmara de Vereadores da cidade, estiveram no local durante a visita o técnico da DPR Paulo Henrique de Carvalho Machado e três profissionais da RGE.

Conteúdos relacionados

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul