Tratamento precoce para a Covid-19 é debatido em fórum com participação da Defensoria Pública
Publicação:
Porto Alegre (RS) – O presidente da Comissão de Gerenciamento de Crise do Coronavírus da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Cristiano Vieira Heerdt, participou da 14ª edição do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, realizada na última sexta-feira (17). Com o tema “Informações e Experiências sobre o Tratamento Precoce da Covid-19”, o encontro foi coordenado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, e contou com a participação de médicos de diversas regiões do Estado e do país, além do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes. Na ocasião, o Rio Grande do Sul havia registrado mais de 45 mil casos de Covid-19 e mais de 1,1 mil mortes.
O Fórum iniciou suas atividades em 26 de março, com o objetivo de discutir caminhos para a manutenção e preservação das atividades econômicas durante e após a pandemia. Na edição do dia 17 foi realizado um balanço desses quatro meses de restrições às atividades, quais os ajustes que poderiam ser feitos no modelo de Distanciamento Controlado, do governo do Estado, bem como os argumentos a favor do lockdown e aqueles a favor da flexibilização. Também foram debatidas as experiências do Amapá e de Gramado e a possibilidade de tratamento precoce dos casos suspeitos de coronavírus.
Participaram da videoconferência, transmitida ao vivo pela TV Assembleia, o presidente do Comitê Médico de Enfrentamento à Covid-19 e assessor técnico da Defesa Civil do Amapá, o cirurgião Pedromar Valadares; o diretor técnico do Hospital de Gramado, Márcio Müller; além de deputados estaduais e federais.