Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidores da Defensoria Pública se formam no primeiro curso de mediadores da Instituição

Publicação:

20171114173634capturar.jpg
Servidores da Defensoria Pública se formam no primeiro curso de mediadores da Instituição - Foto: Crédito: Nicole Carvalho / Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – O dia 10 de novembro foi marcante para a Defensoria Pública (DPE/RS). Foi nesse dia que foi dado início a uma nova metodologia de resolução de conflitos: ocorreu a formatura de 27 servidores do primeiro curso de formação em mediação familiar do Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC-DPE/RS). Por meio de um convênio com a UFRGS, o curso contou com uma programação de 80 horas de aulas teóricas e mais 40 horas de prática, conduzida pela professora doutora e coordenadora do projeto de extensão e grupo de extensão em mediação familiar da UFRGS, Simone Tassinari Cardoso. A cerimônia de entrega dos certificados aos novos mediadores foi recheada de homenagens, celebrações e sorrisos em meio a lágrimas de felicidade. Um vídeo foi apresentado no início da cerimônia e comoveu os presentes com os depoimentos de alguns servidores formandos sobre a trajetória e os avanços proporcionados pelo curso.

Emocionada, a Defensora Pública coordenadora do CRMC, Patricia Pithan Pagnussat Fan, agradeceu o empenho e a dedicação de todos os envolvidos desde o início do projeto do CRMC. “Este momento de formação da primeira turma de mediadores da DPE/RS é uma das etapas do projeto-piloto da mediação familiar. E que etapa. Iniciamos o curso com objetivos pessoais e profissionais, mas concluímos com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que vêm buscar o nosso atendimento. Agradeço com muita alegria a Administração Superior, em nome do Dr. Cristiano, por acreditar nesse projeto e implementar todos os esforços para que esse sonho se tornasse realidade. Nossa instituição está exercendo a missão de atender um número maior de pessoas com qualidade e excelência dentro do programa de educação em direitos aliada à composição extrajudicial, reduzindo o número de ajuizamento e exercendo a pacificação por meio do desenvolvimento harmônico e sustenatável”, avaliou. Patricia fez um agradecimento especial à professora e coordenadora do curso de extensão da UFRGS, Simone Tassinari, pelos ensinamentos e parceria em todo o processo.

Simone elogiou o olhar inovador da Defensoria Pública para essa nova experiência da mediação e também agradeceu e parabenizou os servidores formandos. “Foi a Defensoria Pública que enxergou na universidade uma oportunidade de mudar o seu jeito de trabalhar. Sinto muito orgulho de fazer parte da UFRGS e me sentir parte do Centro de Referência em Mediação e Conciliação. Criamos o jeito de mediação da Defensoria Pública, então temos um produto de inovação tecnológica social. Agradeço a confiança e todo o esforço. Agradeço os supervisores. Parabéns a todos”, destacou Tassinari. Uma homenagem dos alunos foi entregue à professora Simone.

O professor, doutor e vice-coordenador da Comissão de Extensão da Faculdade de Direito da UFRGS, Eduardo Correnborger de Carvalho afirmou que é uma satisfação enorme participar da formatura, disse que se sentiu acolhido e parabenizou os formandos “Felicidades”, proferiu.

O Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heert, exaltou a importância e o valor do convênio com a UFRGS e da expertise da Doutora Simone Tassinari para que o projeto tivesse andamento. Ainda em sua fala, os formandos vibraram quando Heerdt apresentou dados sobre redução no ajuizamento de ações realizadas pela Instituição no período de 2017. “Houve aumento no número de atendimentos em 8,5% de 2016 para 2017. No entanto, reduziu-se o número de ações ajuizadas de 124.118 para 94.343”, analisou. Cristiano, também emocionado, elogiou de forma ímpar o trabalho da Defensora Pública Patricia na condução dos trabalhos do CRMC. “Essa foi uma das decisões mais acertadas”, frisou. Por fim, o Defensor Público-Geral parabenizou a todos e desejou vida longa ao projeto. “Modesta é a nossa estrutura, mas não é modesta a nossa missão. Parabéns. Vocês construíram isso”, finalizou.

Confira a lista de formandos:
Adrian Abi Tapada, Alice Backes De Leon, Ana Cristina Wachter, Bibiana Gava Toscano de Oliveira, Carlos Lütz Pozzer, Cintia Franca Ribeiro, Cristian Ribeiro Porto, Cristiane Azevedo dos Reis, Débora Branco Azambuja Santos, Dejanira Rejane Chaise, Eduardo Fontes Schreiber, Julia Jurê da Silva Sanches, Juliana Silva Braga, Liana Martins Silveira, Luana Borba Iserhard, Marcele Damasceno de Quadros, Margarete De Souza Basso, Nara Sueli Delgado Pahim, Neith Maria Kroeff Barbosa Freire, Otávio de Vargas Otília, Patricia Pithan Pagnussatt Fan, Pedro Torres Lobo, Ricardo de Moura Rivaldo, Rute Antunes de Mello, Simone Vieira da Cruz e Tafate Viana Dias e Virgínia Feix.

Presenças

Prestigiaram a solenidade a Subdefensora Pública-Geral do Estado, Cassandra Sibemberg Halpern, a Presidente da Associação dos Defensores Públicos (ADPERGS), Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, a Defensora Pública-Assessora Institucional Liseane Hartamann, as Defensoras Públicas Andréa Paz Rodrigues e Luciana Artus Schneider, e o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Viro José Zimmermann.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul