Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prova para defensor público do RS teve apenas 6% de abstenção

Publicação:

16012011.jpg
Candidatos chegaram no horário determinado no prédio 50 da PUCRS, em Porto Alegre, e não houve atrasos (Foto: Ascom DPE/RS)

Dos 3.236 candidatos habilitados, 194 não compareceram à PUCRS, em Porto Alegre, neste domingo

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promoveu, na manhã deste domingo, dia 16, a primeira prova do terceiro concurso para defensor público do Estado. O índice de abstenção foi de 6%, com 194 candidatos não comparecendo à prova, dos 3.236 habilitados. O concurso oferece 49 vagas para defensor público.

A prova objetiva, com 100 questões, sendo 60 sobre Conhecimentos Jurídicos e 40 sobre Língua Portuguesa, foi realizada no prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem o mínimo de 60% de acertos em Conhecimentos Jurídicos e o mesmo índice em Língua Portuguesa, e que estiverem classificados até a 200ª colocação.

“A prova transcorreu dentro da normalidade, sem a ocorrência de incidentes importantes”, afirma a presidente da Comissão de Concurso, defensora pública Rafaela Consalter, que acompanhou a realização de toda a prova, juntamente com a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, o subdefensor público-geral Nilton Arnecke, e os membros da comissão, defensores públicos Josane Heerdt, Marcos Vinicius Martins e Denise Rocha Porto, além do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, Armando Moutinho Perin.

Conforme Rafaela, na próxima semana, a comissão irá informar sobre o dia no qual serão divulgados o gabarito e a lista dos 200 candidatos classificados nesta primeira fase do concurso, além da disponibilização das questões da prova. Foram utilizados seis andares do prédio da PUCRS e 60 salas, sendo cinco salas especificamente para candidatos que necessitavam de atendimento especial.

Próximas fases

A próxima etapa do concurso é a fase intermediária – prevista para ser realizada a partir do próximo mês de abril –, para a qual somente serão admitidos os candidatos aprovados na fase preliminar (prova objetiva), compreende provas dissertativas, exames de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa, entrevista e provas orais, todas de caráter eliminatório. As provas dissertativas e orais também têm caráter classificatório.

A fase final – prevista para novembro deste ano –, para a qual serão convocados os candidatos aprovados na fase intermediária, contempla prova de Tribuna e prova de títulos. A prova de Tribuna versará sobre temas de Direito Penal e Direito Processual Penal. A última etapa do concurso é a entrega de títulos.

Cronograma provisório do concurso

02/04/2011 - Aplicação da Fase Intermediária – Primeira prova dissertativa
03/04/2011 - Aplicação da Fase Intermediária – Segunda prova dissertativa
03/10/2011 a 10/10/2011 - Aplicação da Fase Intermediária – Prova oral
28/11/2011 a 05/12/2011 - Aplicação da Fase Final – Prova de Tribuna
23/01/2012 a 30/01/2012 - Entrega de Títulos

__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul