Outubro Rosa: Calendário das Vitoriosas 2017 destaca a superação de mulheres vítimas de câncer de mama
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Cassandra Sibemberg Halpern, participou, na última quarta-feira, dia 26, da solenidade de lançamento do Calendário das Vitoriosas 2017 – Sua Vida em suas Mãos, no Palácio Piratini. O evento marcou ainda o compromisso de diversas instituições de Estado, entre essas a Defensoria Pública (DPE), de promover e de divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo com o depoimento de 12 servidoras públicas do Estado do Rio Grande do Sul – as quais compõem o Calendário das Vitoriosas 2017, cujo relato de superação e de luta pela vida emocionou o público presente, e serviu de inspiração para o enfrentamento do câncer de mama, cuja prevenção e a descoberta precoce aumentam as chances de cura da doença.
Cassandra Sibemberg Halpern exaltou a possibilidade de a Defensoria Pública contribuir para a conscientização da realização do autoexame, principalmente em razão dos índices de casos de câncer de mama no Rio Grande do Sul – um dos mais altos do Brasil. “Temos de incentivar o fim da vergonha e do preconceito, e formar uma rede de educação em direitos direcionada às gaúchas que sequer sabem como funciona o autoexame ou a idade em que devem fazê-lo e aos recursos humanos da DPE, nosso maior patrimônio que são nossas agentes, servidoras e estagiárias”.
O Governador do Estado (RS), José Ivo Sartori, expôs a necessidade de se trabalhar continuamente à conscientização do combate ao câncer de mama, e fez uma convocação aos companheiros, aos maridos e aos namorados para ajudarem na realização do autoexame. “Nosso maior bem é a nossa vida. Por isso, a preservação desta, especialmente a da mulher gaúcha que cuida de todos, antes mesmo de si própria, merece nosso cuidado”.
Já a Primeira-Dama do RS, Maria Helena Sartori, falou sobre a atividade de precaução realizada em Caxias do Sul, executada em rede e com foco no autoexame, a qual em nove anos conseguiu reduzir em 20% a mortandade de mulheres vítimas de câncer de mama. “A cada 100 mil casos há 81 no RS. Temos de mudar essa realidade. Este ato, além de ser uma homenagem às servidoras que superaram a doença, também é um alerta, um chamamento para a importância de se combatê-lo”.
Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars