Novos diretores e conselheiros da FESDEP tomam posse
Publicação:
Porto Alegre (RS) – Nesta sexta-feira (31), os novos diretores da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (FESDEP) foram empossados. A cerimônia ocorreu no Auditório Daniela Hidalgo, no prédio-sede da Defensoria, e contou com a presença do defensor público-geral, Nilton Leonel Arnecke, e das subdefensoras públicas-gerais para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto, e para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum;
A FESDEP foi criada em 1999 com o intuito de oferecer formação e atualização aos futuros membros da Defensoria Pública do Estado a partir de atividades de ensino-aprendizagem para uma construção jurídica e cidadã, além de disponibilizar cursos e palestras para aqueles que já fazem parte da carreira da instituição.
Em sua fala de despedida da presidência, o defensor público Felipe Facin Lavarda agradeceu aos colegas que estiveram ao seu lado durante a gestão, ao apoio da atual Administração da Defensoria Pública e ao ouvidor-geral, Rodrigo de Medeiros.
“Durante nosso mandato, procuramos deixar como legado a modernização da Fundação, adaptando-a para a nova realidade da educação virtualizada, firmando parcerias. Este ano de 2025 será, com certeza, o ano de colher os frutos de tudo o que semeamos”, afirmou Lavarda. O defensor seguirá na FESDEP atuando como diretor tesoureiro.
A nova diretora-presidenta da Escola, defensora pública Juliana Coelho de Lavigne, destacou a atuação daqueles que estiveram à frente da fundação da FESDEP e parabenizou o seu antecessor pelo trabalho realizado ao enfrentar as dificuldades que a instituição enfrentou, além dos demais defensores que atuarão junto na gestão.
“É com extrema responsabilidade que eu assumo a presidência da FESDEP. Eu fiz a FESDEP há alguns anos, quando fiz a prova oral da Defensoria Pública, por isso eu tenho um carinho muito grande pela nossa escola e agora tenho essa responsabilidade sob as nossas mãos. Vou usar as palavras de nossas professoras e dizer que a FESDEP agora sirva de megafone nos direitos humanos, tanto para o externo quanto para o interno da Defensoria Pública”, referiu Juliana.
Já o defensor público-geral ressaltou a admiração a quem está a frente da Escola. “Eu admiro muito o colega que é defensor público, consegue transitar pela Academia, investir e dedicar tempo à escola. É gratificante essa entrega dos colegas”, elogiou Nilton.
Estarão à frente da Escola no biênio 2025/2027 os seguintes defensores e defensoras:
Diretora-Presidenta: Dra. Juliana Coelho de Lavigne
Diretor Administrativo: Dr. Antonio Trevisan Fregapane
Diretor Tesoureiro: Dr. Felipe Facin Lavarda
Diretor de Ensino: Dr. Rodrigo dos Santos Ribeiro
Conselho Fiscal – Titulares
Dra. Fernanda Miller da Cunha Almeida
Dra. Juliana Dewes Abdel
Dr. Thales Vieira dos Santos
Conselho Fiscal – Suplentes
Dr. Felipe Frota Aguiar Pizarro Drummond
Dra. Loraina Raquel Scottá
Dra. Cristiaine Angelita Johann
Conselho Deliberativo:
Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria – Presidente do Conselho
Dr. Marcelo Turela de Almeida – Corregedor-Geral
Dr. Mário Silveira Rosa Rheingantz – representante ADPERGS
Dra. Maína Ribeiro Pech – representante ADPERGS
Dra. Jamile Rodrigues Nehmé de Toledo – representante ADPERGS
Dra. Adriana Hervé Chaves Barcellos – representando os Instituidores
Dr. Claudio Batista de Souza – representando os Instituidores