Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova sede da Defensoria Pública Regional de Veranópolis é inaugurada

Publicação:


Veranópolis (RS) - A nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Veranópolis, que atende os municípios de Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores, foi inaugurada oficialmente na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, com a presença de
Nova sede da Defensoria Pública Regional de Veranópolis é inaugurada - Foto: Nicole de Carvalho / Ascom - DPE/RS
Por Nicole de Carvalho / Ascom - DPE/RS

Veranópolis (RS) - A nova sede da Defensoria Pública Regional (DPR) de Veranópolis, que atende os municípios de Veranópolis, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores, foi inaugurada oficialmente na tarde desta segunda-feira, 27 de maio, com a presença de defensores públicos, autoridades, convidados e a imprensa. A galeria de fotos pode ser vista clicando aqui.

Segundo o diretor regional da DPR Veranópolis, Pedro Torres Lobo, a inauguração do novo espaço – próprio - para atendimento contribui para a melhor o conforto dos assistidos, para a qualidade de vida de quem trabalha na instituição e também para a visibilidade da Defensoria Pública, instituição autônoma que é. “Esse incremento de qualidade é sensível e palpável no que se refere ao conforto que os assistidos passaram a ter, sobretudo a privacidade que passaram a gozar, bem como a maior visibilidade, a consolidação da identidade da instituição e a melhora no ambiente de trabalho. Tudo isso já encontra ressonância nos números. Neste ano, já foram realizados 1.430 atendimentos, principalmente nas áreas de família, cível e saúde, contra 1.289 no mesmo período do ano passado. Verificou-se também o crescimento do número de resoluções consensuais, que constituiu uma das atribuições legais e constitucionais da Defensoria e que tem sido uma das marcas da instituição, resolvendo de maneira pacífica conflitos que levariam anos a fio no processo litigioso, desafogando o Poder Judiciário. Esse ano, já foram efetuadas 50 resoluções extrajudiciais contra 29 no mesmo período do ano anterior”, afirmou.

O defensor público-geral em exercício, Tiago Rodrigo dos Santos, falou sobre a satisfação de inaugurar a nova sede na DPR Veranópolis, com acessibilidade, conforto ao cidadão e facilidade de acesso à justiça. Além disso, elogiou o trabalho extrajudicial que vem sendo realizado. “A Defensoria tem ido além, realizando trabalho extrajudicial, fazendo justiça através da medição e da conciliação. Nosso trabalho tem crescido. De acordo com o relatório anual de 2018, aumentamos os atendimentos e reduzimos a judicialização”, pontuou. Por fim, solicitou apoio aos vereadores para os projetos de leis que visam o crescimento da Defensoria Pública. “Temos Projetos de Lei (Pls) tramitando na Assembleia Legislativa que são importantes para as comunidades que ainda não contam com o serviço da Defensoria. Pedimos apoio às Câmaras de Vereadores e Executivo municipal, Poder Judiciário e Ministério Público, com moções de apoio para que consigamos aprovar os PLs e criar 37 cargos de defensores públicos”, enfatizou.

A presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos, defensora pública Juliana Coelho de Lavigne, também elogiou a atuação extrajudicial apresentada pela DPR Veranópolis. “A Defensoria tem essa missão, compromisso com a comunidade, buscar a pacificação social, buscar o consenso, a mediação antes de judicializar, e isso se reflete em economia dos cofres públicos, gerando celeridade na prestação e na resolução dos conflitos”, frisou.

O prefeito municipal de Veranópolis, Valdemar de Carli, saudou o trabalho e o papel da Defensoria Pública. “São extremamente bem-vindos. Concentram suas atividades em trabalhar para as pessoas mais carentes. É um trabalho elevado, valorizado”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Veranópolis, vereador Aristeu André Caron, em nome do Poder Legislativo de Veranópolis, congratulou a todos que fizeram o processo que culminou na inauguração da nova instalação. “É um marco decisivo proporcionar ao cidadão atendimento de qualidade, com estrutura e acessibilidade. A atuação da Defensoria é o espelho de como deve ser feita a justiça e a inclusão social. Vejam-se que aqui se praticam as atividades com dedicação e esmero, sempre na busca da proporção da justiça social e atendendo as demandas do setor mais vulnerável da sociedade, objetivando pacificar e conciliar problemas de toda ordem e natureza. Realmente precisamos de vocês”, declarou.

O juiz diretor de foro de Veranópolis, Antônio Luiz Pereira Rosa, também saudou as novas condições de trabalho que propiciam melhor prestação de serviço ao cidadão. “Em nome do Poder Judiciário, parabenizo essa instituição indispensável ao funcionamento da justiça, que concilia, promove, judicial e extrajudicial, o reconhecimento de direitos individuais e coletivos de forma gratuita a pessoas necessitadas. Que esse lugar traga ainda mais prosperidade”, concluiu.

Presenças
Prestigiaram a solenidade o promotor de justiça de Veranópolis, Lúcio Fábio Minoto, a defensora pública-assessora administrativa, Melissa Torres Silveira, a presidente da subseção regional da OAB, Vera Olavo Crestani, o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, o comandante da Brigada Militar, tenente Jean Carlos Vicentini, o diretor-geral da instituição, Viro José Zimmermann, a defensora pública diretora regional da Defensoria Pública Regional de Nova Prata, Danusa Ceccato, o oficial de registro civil e imóveis de Veranópolis, registrador Gerson Tadeu Vivan, o titular do Tabelionato de Notas de Veranópolis, tabelião Carlos Farenzena, o gerente do INSS, Felipe Bordin da Silva, vereadores, representantes do Conselho Tutelar de Veranópolis, a prefeita de Fagundes Varela, Claudia Tomé, o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, o assessor jurídico Darlan Conceição, e o procurador-geral do município de Vila Flores, Marco Aurélio Santana.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul