Mutirão de atendimento no Beira-Rio sobre o projeto Pai? Presente! estimulou reconhecimento de paternidade
Publicação:
Porto Alegre (RS) – A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) executou a primeira etapa do projeto de mutirões de atendimento em estádios de Porto Alegre pelo projeto Pai? Presente!. No dia 20 de outubro, o Beira-Rio do Sport Club Internacional recebeu a unidade móvel da instituição entre 14h e 17h e defensoras públicas, servidores e estagiários atenderam 25 famílias que procuravam informações sobre reconhecimento de paternidade. Foi oportunizado o agendamento de exames de DNA a mães e supostos pais de crianças.
De acordo com a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), Andreia Paz Rodrigues, a experiência foi positiva. “O reconhecimento da paternidade, ou seja, o nome do pai na certidão de nascimento, traz dignidade àquela criança ou adolescente e permite que ela tenha acesso aos direitos decorrentes, como alimentos e convivência paterna, bem como direitos hereditários. A Defensoria Pública está preocupada com a pacificação das relações familiares, com a resolução extrajudicial dos conflitos, evitando-se ao máximo o ingresso de ação judicial, especialmente por se tratar de uma área tão sensível que é a família”, ressaltou.
A próxima e última etapa do mutirão ocorrerá no Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, na Arena, no dia 9 de novembro, das 14h às 17h. O atendimento é gratuito. Clique aqui para ver as fotos do mutirão.